CONSUMIDOR. “Erotização” da propaganda para as crianças leva Procon paulista a multar a Grendene
Essa vai ser difícil (embora não impossível) encontrar na mídia tradicional. Afinal, como prescindir das milionárias verbas publicitárias da Grendene. Mas o fato é que, embora ainda seja possível um recurso, a empresa nascida na serra gaúcha e que hoje tem fábricas em tudo quanto é lugar, menos lá, se encrencou com o Procon paulista.
As razões para a multa que passa dos R$ 3 milhões, têm a ver com a propaganda de produtos destinados ao público infantil. Mais detalhes na reportagem publicada originalmente no Espaço Vital, sítio especializado em questões jurídicas. A seguir:
“Procon multa Grendene em R$ 3 milhões por campanhas publicitárias abusivas
O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou a decisão da Fundação Procon de São Paulo de multar em R$ 3.192.300,00 a empresa Grendene S/A devido a campanhas publicitárias de diversas linhas de produtos infantis direcionadas a crianças. Segundo a autuação, “as peças misturavam realidade e fantasia, inseriam precocemente a criança no mundo adulto, estimulavam a erotização precoce e o consumismo infantil”. A empresa ainda pode recorrer da decisão.
A multa é resultado de uma denúncia da área de Defesa do Instituto Alana, que enviou uma representação ao Procon em dezembro de 2009, chamando atenção do órgão para as abusividades cometidas na comunicação mercadológica da Grendene.
Os comerciais, veiculados na televisão no ano de 2009, foram claramente dirigidos ao público infantil, por serem exibidos em meio à programação infantil e serem protagonizados por crianças. As campanhas se utilizavam de personagens e brinquedos do mundo infantil para promover as vendas dos produtos, além de praticar a venda casada de sapatos e sandálias com brindes…”
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