AssembleiaSaúdeTrabalho

ENFERMAGEM. Profissionais do RS fazem, em Santa Maria, reunião pública e caminhada pelas “30 horas”

Caminhada encerrou na Praça Saldanha Marinho: profissionais de enfermagem mobilizados

Atividade programada pela Frente Parlamentar Gaúcha em defesa pelas 30 horas de trabalho semanais para os profissionais de enfermagem mobilizou profissionais da área hoje, em Santa Maria. Os detalhes chegam através da assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira (PT), coordenador da Frente, na Assembleia Legislativa. A foto é de Tiago Machado. A seguir:

Enfermagem mobiliza Santa Maria pelas 30 Horas

Primeiro reunidos na Câmara de Vereadores e depois em caminhada pelas ruas centrais de Santa Maria, cerca de 200 profissionais de enfermagem de diferentes cidades do Estado reivindicaram, na manhã desta sexta (17), em Santa Maria, a aprovação da jornada de 30 horas da categoria no Congresso Nacional. O projeto 2295, que prevê a regulamentação da carga horária, tramita no Congresso Nacional há 12 anos e agora só depende do aval da Câmara dos Deputados para se transformar em lei.

Na reunião pública realizada na Câmara de Vereadores, os representantes das entidades e sindicatos que representam os profissionais de enfermagem gaúchos combateram com vigor o argumento de que a aprovação das 30 horas inviabilizaria as finanças dos hospitais. “O que quebra hospital é falta de gestão, não as 30 horas”, disse a vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul, Nelci Dias.

Pelos cálculos dos sindicatos, 1,5 milhão de profissionais seriam beneficiados com a aprovação da jornada. “É pela força que vamos conseguir. A sobrecarga de trabalho não prejudica apenas os profissionais. Ela desqualifica o atendimento de saúde oferecido à população”, enfatizou a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) – Seção RS, Terezinha Valduga.

O deputado Valdeci Oliveira, que coordena a Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa das 30Horas, disse que após os seis atos regionais de mobilização, que acontecerão no interior – além de Santa Maria, serão feitas reuniões em Passo Fundo, Santa Rosa, Canoas, Caxias do Sul e Pelotas – a meta é realizar uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília. Valdeci solicitou a colaboração do represente da Câmara dos Deputados, Aramis Teixeira, que representava o presidente Marco Maia na atividade, para o agendamento da audiência. “O presidente Marco Maia apoia o projeto das 30 Horas e fará o intermédio desse nosso pleito junto ao ministro”, ressaltou.

Após a reunião da Câmara, os profissionais de enfermagem e as autoridades presentes, com faixas e cartazes nas mãos, caminharam até a Praça Saldanha Marinho, acompanhados de um carro de som. No próximo dia 31, a Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Enfermagem da Assembleia Legislativa, faz mobilização regional em Passo Fundo, às 10h, na Câmara de Vereadores.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo