CidadaniaEstado

MUTIRÃO CIDADÃO. Serviços gratuitos, via Governo Gaúcho, estarão disponíveis dia 24, em Santa Maria

Haverá, digamos, de tudo. Inclusive a presença de defensores públicos a orientar sobre dúvidas jurídicas e até entrar com ações judiciais. Ou a participação do Procon Estadual e da Corsan. E o que mais haverá no que, conforme a assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos? Confira você mesmo, a seguir, o material distribuído:

Mutirão Cidadão oferece serviços gratuitos em Santa Maria

Moradores de Santa Maria e da região terão a oportunidade de fazer carteira de identidade, ingressar com ações judiciais e receber atendimento do Procon e da Corsan. Os serviços gratuitos serão oferecidos no Mutirão Cidadão, que ocorrerá no dia 24 de agosto, no Centro Desportivo Municipal (CDM), em Santa Maria. O atendimento será das 9h às 16h. Já a distribuição das fichas para garantir atendimento ocorrerá das 8h às 15h, no mesmo local.

Na oportunidade, cerca de 30 defensores públicos vão orientar a população sobre dúvidas jurídicas em diversas áreas e também ingressar com ações. Em caso de ajuizamento de ações cíveis, só serão atendidas pessoas com renda de até três salários mínimos. Já para as questões judiciais nas áreas de família e infância e juventude, podem solicitar os serviços quem tem renda de até cinco salários. Para as ações criminais, não há limite de renda.

No mutirão, o Instituto Geral de Perícias (IGP) irá confeccionar aproximadamente 200 carteiras de identidade. Para solicitar a primeira via do documento, os interessados devem levar a certidão de nascimento atualizada. Já o Procon Estadual atenderá  reclamações dos consumidores da cidade e região, e a Corsan terá um estande para consulta sobre 2ª via da conta de água e informações sobre saneamento básico. A Defensoria Pública da União (DPU) também estará presente no local para o atendimento de questões previdenciárias.

O mutirão é promovido pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e pela Defensoria Pública em parceria com a Corsan, IGP, DPU, Procon Estadual e prefeitura de Santa Maria.  

Confira abaixo a lista de documentos necessários para ingresso de ações:

Cópia da carteira de identidade e CPF (dos requerentes)

Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do Imposto de Renda ou declaração do IR)

Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) dos requerentes

Cópia da certidão de nascimento dos filhos menores e maiores (se houver)

Cópia de certidão de casamento

Lista de bens móveis e documento comprobatório (se houver)

Se houver carro (cópia do certificado de propriedade) e imóvel (matrícula no registro de imóveis ou cópia do contrato de compra e venda)

Número da conta e da agência ou cópia do cartão bancário para depósito de pensão alimentícia”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo