CidadaniaMundo

ONU RELATA. Já foi pior, mas Brasil é o 4° país mais desigual da AL. O menos? A Venezuela de Chávez

Esta é daquelas informações que pode ser dada de vários jeitos. Depende do freguês. Mais uma daquelas a provar que, mesmo respeitando a realidade factual, você tem todo o direito de imaginar e extrair o que quiser – de acordo com a sua forma de ver o mundo.

Trata-se, aqui, do relatório da Organização das Nações Unidas acerca das cidades da América Latina. O que você lerá abaixo, por exemplo, ressalta o fato de, há duas décadas, ser bem pior o quadro brasileiro. Então, éramos o mais desigual entre os países latino-americanos. Hoje, a situação ainda é pra lá de ruim, mas incrivelmente melhor: a colocação é a quarta.

No entanto, e basta ver o gráfico para perceber, há um dado bastante interessante. Qual o país meeeenos desigual da América, ianques e canadenses a parte? Sim, a Venezuela de Hugo Chávez. O dado não é enfatizado por quê? Ora, porque é de Chávez. Simples assim.

Então, que tal você ler e tirar sua própria conclusão? A reportagem é assinada por Bernardo Tabak, do G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A ilustração também é do G1. A seguir:

Brasil avança, mas é quarto país mais desigual da América Latina, diz ONU

Apesar do crescimento econômico, que levou o país a ultrapassar o Reino Unido e consolidar o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, o Brasil ainda é uma nação de desigualdades. Segundo relatório sobre as cidades latino-americanas feito pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o Brasil é o quarto país mais desigual da América Latina em distribuição de renda, ficando atrás somente de Guatemala, Honduras e Colômbia.

O Brasil, no entanto, avançou no combate a desigualdades nas últimas décadas. De acordo com o estudo, o país era, em 1990, o número 1 do ranking das nações com pior distribuição de renda.

De acordo com o levantamento “Estado das cidades da América Latina e do Caribe 2012 – Rumo a uma nova transição urbana”, divulgado nesta terça-feira (21), a América Latina é a região mais urbanizada do mundo. O relatório projeta que a taxa de população urbana chegará a 89% em 2050. O índice de urbanização brasileira foi o maior em toda a América Latina, entre 1970 e 2010. Hoje, 86,53% da população brasileira vivem em cidades…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

QUER ACESSAR A ÍNTEGRA DO RELATÓRIO? CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo