AUDIODESCRIÇÃO. Recurso inclusivo em propaganda eleitoral no MS. E tem santa-marienses no comando
Há, aqui, na opinião do editor, duas informações importantes. A primeira é o uso de um recurso, no mínimo, pouco usual (se é que existe isso, em outro lugar do País – o sítio não tem essa informação). É a audiodescrição, que permite a inclusão de um sem número de cidadãos que, de outra forma, não teriam acesso ao trololó eletrônico.
A outra é que tem, na equipe que faz a campanha eleitora de candidato a prefeito de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, dois integrantes pra lá de importantes e que são profissionais santa-marienses. No caso, o diretor Luiz Alberto Cassol e o consultor político, Luciano Ribas – ambos colaboradores deste sítio, aliás.
Os detalhes dessa história chegam através da assessoria de divulgação da Accorde Filmes, de Porto Alegre. Acompanhe:
“Audiodescrição na propaganda eleitoral
Os programas de televisão do candidato a prefeito de Campo Grande, Vander Loubet, do PT, estão sendo disponibilizados com audiodescrição no site da campanha (www.vander13.com.br) . É a primeira vez que o recurso é utilizado em uma campanha eleitoral no Brasil e revela preocupação com a inclusão social e cultural e respeito ao direito de todos à informação.
A audiodescrição é um recurso que amplia o entendimento de pessoas com deficiência visual e baixa visão, idosos, pessoas com síndrome de Down e dislexia em cinema, televisão, espetáculos de teatro e dança, obras de arte e fotografia. Ou seja, em todas as atividades nas quais a informação visual é fundamental para a compreensão da obra. No caso dos programas de televisão, uma narração entre as falas descreve as imagens que aparecem, com informações sobre paisagens, cenários, expressões e movimentação de pessoas e o que está escrito na tela.
A Accorde Filmes, de Porto Alegre, é a produtora responsável pelos programas de televisão, com direção de Luiz Alberto Cassol e consultoria política de Luciano Ribas. Os roteiros de audiodescrição são de Marilaine Castro da Costa, edição de áudio de Rafael Prates e edição de video de Marcio Papel. “
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