CAMPANHA. E não é que todos gostaram da pesquisa Ibope? E só Helen deu tom um pouco diferente? Mas…
Aparentemente, ninguém desgostou da pesquisa Ibope, divulgada sábado, pelo Diário de Santa Maria. E mais: com exceção de Helen Cabral (PT), que se referiu criticamente, a impressão é que todos gostaram. Bem, é o que entendeu o editor, ao ler a reportagem assinada por Marcos Fonseca. Quem sabe você confere e tire tua própria conclusão? A seguir, um trecho do texto:
“Prefeituráveis avaliam pesquisa…
… A maioria dos cinco candidatos a prefeito de Santa Maria avaliou positivamente a primeira pesquisa do Ibope, encomendada pelo Grupo RBS, para a prefeitura de Santa Maria. A consulta a 602 eleitores foi feita entre os dias 28 e 30 de agosto. Os resultados foram publicados no Diário do fim de semana.
Na pesquisa estimulada (em que é apresentado um disco com os nomes dos candidatos), o atual prefeito, Cezar Schirmer (PMDB), apareceu na frente com 50% das intenções de voto. Em segundo, constou Jorge Pozzobom (PSDB), com 18%. Em terceiro lugar, Helen Cabral (PT), com 15%. Os candidatos Tiago Aires (PSol) e Jeferson Cavalheiro (PSDB) apareceram empatados em quarto lugar, com 1% das intenções de voto…
… a candidata Helen Cabral (PT) avaliou com cautela os resultados da pesquisa. Segundo ela, as pesquisas de opinião “nunca foram muito generosas com o PT”.– A verdadeira pesquisa é a sentida nas ruas. Essa pesquisa mostrou o resultado no Centro, mas, nas vilas e bairros, a situação é diferente. Temos muito apoio nesses locais – pondera.
A petista informa que o partido está entusiasmado, e a tendência é de a campanha crescer agora, com apoio da propaganda no rádio e na TV.
Preparado para o aumento das críticas
O prefeito Cezar Schirmer (PMDB) adota um discurso ameno para comentar a ampla vantagem no discurso. Ele afirma que recebe o resultado como estímulo para continuar o trabalho pela reeleição. O peemedebista diz que o mais importante na pesquisa foi a aprovação do seu governo (69% aprovam, 24% desaprovam e 6% não souberam ou não respondera a esse item). Schirmer garante que está preparado para o aumento das críticas dos adversários. Se os adversários continuarem batendo, como estão, só vamos crescer. É igual a pão de ló, quanto mais se bate, mais ele cresce – diz.
Jorge Pozzobom diz que o segundo lugar na pesquisa do Ibope está dentro do previsto para este momento inicial da propaganda política na TV, que começou em 23 de agosto. O tucano acredita que o horário gratuito dá resultado após sete a 10 dias.
– Aos 45 minutos do segundo tempo, nós vamos ganhar esta eleição. Isso, claro, sem desmerecer o adversário – afirma…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Avisem ao Pozzobom que – por não ter 200 mil eleitores – a eleição em Santa Maria só tem primeiro tempo…