Artigos

E o agosto se foi – por Vitor Hugo do Amaral Ferreira

Já tem dois anos em que aos dois dias do mês de agosto, eis que escrevi aos (des)crédulos das crendices do oitavo mês do ano. Ao longo da história da humanidade, foi no mês de agosto que se sucederam uma série de fatos, que o tornam um mês temeroso.

Para os romanos, no mês de agosto, entre os antigos contos históricos, esperava-se pelo ataque de um grande Dragão, que aos estudiosos restou explicado que se tratava da constelação de Leão, visível com mais ênfase naquele mês.

O texto de hoje já foi escrito nestas bandas, mas por oportuno, volto a lhe transcrever. Como dito, outrora, em Portugal, no período das grandes navegações, as mulheres não se casavam no mês de agosto, época em que os seus pretendentes jogavam-se ao mar, junto às expedições marítimas. Situação que lembra composição feita por Chico Buarque em que: mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas, sofrem pros seus maridos. Poder e força de Atenas, quando eles embarcam soldados, elas tecem longos bordados, mil quarentenas. Heróis e amantes de Atenas, as jovens viúvas marcadas e as gestantes abandonadas não fazem cenas, vestem-se de negro, se encolhem, se conformam e se recolhem.

Acompanhando os dissabores do mês, diz o dito que casar em agosto traz desgosto. Também já foi o mês de maior incidência de contaminação por raiva, daí o mês do cachorro louco. Ainda sobre as crenças, na Argentina quem lava a cabeça neste mês está chamando a morte.

O dia 24 é um dos mais curiosos. Na África, a data é conhecida como o dia do diabo solto. Na França (1572) aconteceu o Massacre de São Bartolomeu, quando a Rainha Catarina de Médici ordenou a morte de milhares de pessoas. Na mesma data, em 1954, Getúlio Vargas suicidou-se.

Foi ao gosto de Hitler que em agosto suas tropas assumiram o governo alemão. O dia 8 do mês do desgosto, no ano de 1937, marca a trágica operação do Japão ao invadir Pequim.

Também em agosto, na cidade de Nova Iorque, foi eletrocutado o primeiro homem condenado à cadeira elétrica. Em 1º de agosto de 1914 começou a 1ª Guerra Mundial, no ano de 1939 iniciou a II Grande Guerra. De 6 a 9 de agosto de 1945, mais de duzentas mil pessoas morrem em Hiroshima e Nagazaki, destruídas pela bomba atômica. Em 13 de agosto de 1961 teve início a construção do Muro de Berlim, em 25, do mesmo mês e ano, Jânio Quadros renunciou à Presidência da República. Em agosto de 1976 morreu Juscelino Kubitscheck.

Dissabores do mês, para desgosto de uns ou para o gosto de outros, pode ser apenas coincidência. Se são ou não…deixamos para outros agostos. Adeus agosto, seja bem vindo setembro!

Vitor Hugo do Amaral Ferreira

[email protected]

facebook/vitorhugoaf

@vitorhugoaf

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo