ELEIÇÕES 2012. Ainda há dois candidatos de SM que dependem de decisão do Tribunal Superior Eleitoral
Os candidatos Bárbara Bassotto e Pai Maicon de Oxalá, ambos pretendentes a uma vaga na Câmara de Vereadores de Santa Maria, dependem do julgamento do recurso interposto no Tribunal Superior Eleitoral para saber se sua postulação será válida. Atenção: os dois, que concorrem pelo PT, seguem em campanha pois, objetivamente, ainda são candidatos.
Pelo andar da carruagem, porém, dificilmente os recursos serão julgados antes de 7 de outubro, data do pleito. E aí, como fica? Na hipótese de aceitação do recurso, seus votos computam para eles e a aliança petista. Se não, apenas para a legenda do PT. Isso, claro, se o julgamento ficar para depois. Se houver decisão anterior, e ela for contrária ao interesse dos candidatos, os votos que obtiverem nas urnas serão considerados nulos.
A propósito, o que não falta é trabalho ao TSE. Há mais de 3 mil recursos de todo o país esperando decisão. E só um terço disso já foi julgado, como mostra reportagem de Mariana Oliveira, do portal G1, das Organizações Globo. A seguir:
“A 19 dias do 1º turno, TSE julgou um terço dos recursos de candidatos…
… A 19 dias do primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou cerca de mil dos 3,2 mil recursos que recebeu de candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano, segundo informou a assessoria do tribunal.
Mas a quantidade de recursos, como pedidos de impugnação de registro de candidatura ou propaganda irregular, deve aumentar muito nesta e nas próximas semanas.
Os 3.203 recursos já recebidos neste ano representam cerca de 20% das ações previstas pelo tribunal para o processo eleitoral deste ano.
Nas eleições municipais de outubro de 2008, o TSE recebeu, no total, 15 mil recursos de candidatos. Segundo a assessoria do tribunal, a previsão para 2012 é receber a mesma quantidade de processos da disputa de 2008.
De acordo com o TSE, a ministra Cármen Lúcia, presidente do tribunal, afirmou que fará “todo o esforço” para julgar os recursos deste ano até o dia da eleição. Caso isso não seja…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.