ELEIÇÕES 2012. É melhor prestar a devida atenção, pois o bicho já começa a pegar, no trololó eletrônico
É bastante provável, para não dizer certo. Já há uma semana, o tom dos programas de propaganda eleitoral no rádio e na televisão começou a subir alguns decibéis. O clima de, digamos, fraternidade, que vigorou nos 15 dias iniciais, aos poucos foi se modificando. Afinal, é de uma disputa que se está tratando.
Muito possivelmente por conta dos resultados apurados pelas pesquisas – as publicadas, porque registradas na Justiça Eleitoral, e as feitas para consumo interno – as candidaturas protagonistas procederam modificações no enfoque do trololó eletrônico.
No caso de Cezar Schirmer, do PMDB, se nota uma atitude defensiva. É natural, na medida em que os levantamentos conhecidos publicamente o apontam na dianteira. É hora de não errar. E, especialmente, de procurar conter a artilharia adversária. Inclusive alertando para os “ataques” e a “baixaria”.
De outra parte, numa estratégia que o sítio já havia antecipado duas semanas atrás, a aliança liderada pelo PT coloca a candidata Helen Cabral como adepta da “paz e do amor”, enquanto a ofensiva é feita, especialmente, pelos deputados Valdeci Oliveira (que, afinal, é ex-prefeito) e Paulo Pimenta. Basta conferir as intervenções de ambos, nos programas, para notar a diferença de postura.
Por sua vez, Jorge Pozzobom, do PSDB, líder da aliança Avança Santa Maria, já percebeu que apenas apresentar um programa de gestão eficiente e atitudes propositivas talvez seja insuficiente e ineficaz, para atingir o objetivo. Assim, ao contrário dos primeiros dias, coloca no ar (de preferência em tiradas rápidas, num artifício interessante de comunicação) estocadas contra Schirmer, afinal o candidato, no entender dos estrategistas tucanos, a ser batido.
PALPITE CLAUDEMIRIANO: é adequado sentar melhor na cadeira ou apurar os ouvidos. A tendência é o tom subir ainda mais. Aguardemos!
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.