ELEIÇÕES 2012. Pesquisa dá a dica, com nome e sobrenome, da estratégia de Helen para tentar vitória
Jorge Pozzobom e seu PSDB, ao que tudo indica, aposta tudo na competência de gestão e em ações propositivas para a cidade. São mantras da campanha que desenvolve com seu vice, Alexandre Lima (também tucano), e na parceria com o PSD de Marion Mortari.
Com essas ou outras palavras, o fato é que passa por essas ideias a estratégia do deputado para sair, conforme a pesquisa do Ibope, PUBLICADA há 10s dias, do segundo para o primeiro lugar, ultrapassando o favorito Cezar Schirmer (PMDB). E assim, a menos que algo extraordinário sobrevenha, permanecerá o discurso, até 7 de outubro.
Quanto ao peemedebista, que tem a parceria de José Farret, do PP, este editor já avaliou e anunciou qual o seu principal trunfo, em nota do início da semana. A aprovação de seu governo, conforme o mesmo LEVANTAMENTO ibopiano, contratado pelo Grupo RBS, é o motor a mover todo o trabalho de convencimento do eleitorado santa-mariense. E, até aqui, aparentemente, com sucesso.
Mas, e qual o comportamento de quem está, hoje, em terceiro lugar, segundo a pesquisa? Isto é, que tipo de trabalho e qual o trunfo possível para tentar a ultrapassagem de dois contendores, a ser desenvolvido pela petista Helen Cabral, acompanhada do também petista Valdir Oliveira?
Já se percebe em todo o material de campanha, a presença da tríade do partido (Paulo Pimenta, Valdeci Oliveira, Fabiano Pereira). Mas isso, embora considerado fundamental, é insuficiente. Então, o que fazer? Ora, grudar na imagem de Dilma Rousseff (a presidente) e Tarso Genro (o governador), ambos com excelente avaliação popular.
Essa é, junto com os graúdos locais, a carona que Helen pretende pegar para chegar ao pódio em 7 de outubro. Conseguirá? E quem sabe? Ah, mas qual o tamanho da ajuda que Dilma e Tarso podem oferecer? Talvez a própria pesquisa do Ibope ajude a responder. E os números constam de reportagem publicada nesta quarta-feira, no Diário de Santa Maria. Confira:
“A avaliação de Dilma e Tarso
A primeira pesquisa de intenção de voto do Ibope, encomendada pelo Grupo RBS, para prefeito de Santa Maria trouxe, também, a avaliação do santa-mariense para as administrações petistas da presidente Dilma Rousseff e do governador Tarso Genro. A consulta, cujos números da eleição a prefeito foram publicados no último fim de semana, foi feita de terça a quinta-feira da semana passada.
Mais da metade dos 602 eleitores santa-marienses fizeram uma avaliação positiva do governo de Dilma (veja quadro). Para 15% dos entrevistados, a presidente faz um ótimo governo. Já 47% consideram sua administração boa. Outros 30% a avaliam regular. Apenas 7% classificaram de ruim (4%) ou péssima (3%).
Na avaliação, o governador Tarso Genro teve desempenho inferior. Para 4% dos entrevistados, a administração está ótima. A maioria dos entrevistados classificou seu governo como bom (44%) ou regular (36%). Outros…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
PARA CONFERIR OS ÍNDICES DE DILMA E TARSO, CLIQUE AQUI.
Quando não se tem time não adianta ter o melhor treinador do mundo, não se tira leite de pedra.
Dilma e as greves.
Tarso e o não mínimo profissional aos professores.
Parcerias de risco em alguns grupos grandes da cidade.
Tenho ouvido, no Calçadão, que professores estaduais e funcionários federais irão boicotar todos candidatos do PT. Não só a Helen… vereadores também herdarão repudio contra as estrelas, Tarso e Dilma.
Será?