Câmara de VereadoresPolítica

O SÍTIO ERROU. Sim, teve sessão ontem, da Câmara

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Maria aconteceu, sim, ontem – diferente do que sugere nota na seção “Luneta Eletrônica”, publicada esta madrugada. Só que não foi de manhã, mas à noite. O relato dela chegou agora há pouco, da assessoria de imprensa do Legislativo.

Até para que ninguém pense que os edis possam estar descumprindo com suas obrigações constitucionais (o que pode ter passado pela mente de muitos, a partir da notinha do sítio), reproduzo, a seguir, a íntegra do material. Inclusive para que os leitores possam conferir o que foi aprovado na reunião e o que mais aconteceu nela. Confira:

Sessão Externa e Sessão Solene no CPF Piá do Sul

Na noite desta terça-feira (18), a Câmara de Vereadores realizou Sessão Externa e Sessão Solene em homenagem aos festejos farroupilhas no CPF Piá do Sul.  Na Sessão Externa, foram aprovados os seguintes projetos:

 – projeto de lei 7804, de autoria da vereadora Sandra Rebelato, que “Altera a lei municipal 5556, de 23/11/2011, que consolida a legislação que regulamenta a concessão do título de utilidade pública no município de Santa Maria”. Segundo a justificativa, a necessidade de alterar o dispositivo legal visa adequar à legislação municipal as alterações introduzidas pelo novo Código Civil. 

– projeto de lei 7805, da vereadora Sandra Rebelato, que “Inclui no calendário de eventos oficiais do município de Santa Maria a Semana do Comércio”;

– projeto de lei 7815, do poder Executivo, que “Considera Santa Maria – Estado do Rio Grande do Sul – República Federativa do Brasil e Bethlem – Palestina, cidades coirmãs”.

Requerimentos aprovados

– de autoria do vereador Paulo Airton Denardin, solicitando envio de moção de congratulações à Cooperativa do Banco do Brasil pelos 50 anos de fundação;

– de autoria do vereador João Carlos Maciel, solicitando envio de moção de congratulações ao Instituto de Educação Olavo Bilac pelos 111 anos de fundação;

– de autoria do vereador João Carlos Maciel, solicitando envio de moção de congratulações ao CTG Ponche Verde pelos 60 anos de fundação comemorados em 20 de setembro;

– de autoria da vereadora Maria de Lourdes Castro, solicitando inclusão nos Anais do Legislativo do artigo “Voto tem propósito”, de autoria de Fábio Vasconcellos, publicado na coluna do jornal A Razão, edição de 18 de setembro.

SESSÃO SOLENE – Após a Sessão Externa, o Legislativo realizou Sessão Solene, a qual é prevista no decreto legislativo 08/2011. O Regimento Interno da Câmara prevê a transferência temporária da sede do Poder Legislativo para um centro tradicionalista durante a Semana Farroupilha. A mesa de honra foi composta pelo vereador Manoel Badke, presidente do Legislativo; Newton Machado, patrão do CPF Piá do Sul e representante da 13ª Região Tradicionalista; Hamilton Procópio de Arruda, representando Comando da 3ª Divisão do Exército; Rosângela Recchia, diretora da Biblioteca Pública Municipal e representante do prefeito municipal e Ten. Cel. Cardoso, Comandante do 1º Regimento da Brigada Militar.

O vereador Admar Pozzobom, no discurso de homenagem aos festejos farroupilhas, destacou a relevância do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul para Santa Maria e para 13ª Região Tradicionalista, pois mantém, durante o ano inteiro, viva a cultura gaúcha. Newton Machado, patrão do CPF, enfatizou que ser gaúcho é um sentimento e que a posição do Centro baseia-se em preservar as mais caras tradições do pago. Newton – que também utilizou a tribuna livre da Sessão Externa – citou as ações desenvolvidas pelo CPF como, por exemplo, a Carreteada da Solidariedade e elaboração e distribuição de alimentos a moradores da vila Urlândia.

Após os pronunciamentos, Lourdes Morales Dalla Costa, do Departamento de Poesia e Canto, declamou a poesia “Guerra e lavra”, de José Luiz Flores Moró. A Sessão foi encerrada com o Hino Rio-Grandense.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo