EducaçãoTrabalhoUFSM

UFSM. Com dois calendários, não grevistas estarão livres em fevereiro. Grevistas vão até março em aula

Reunião do CEPE: entre as decisões, não ao recesso de janeiro e sim a dois calendários

Bueno, goste-se ou não, parece (e não é a pouca gente, não) uma punição. Ou é, no mínimo, o chamado “preço da greve”. Afinal, quem não paralisou as atividades na UFSM, ou entrou no movimento paredista apenas após encerradas as atividades do semestre passado, agora é premiado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. É o que aponta o resultado da reunião desta segunda-feira e que definiu, na prática, dois calendários diferentes para o segundo semestre letivo na instituição.

Explicando: os cursos que tiveram concluídas as aulas, e comprovarem isso até sexta-feira, 21, iniciarão o segundo semestre já na próxima segunda-feira, dia 24. E ele estará concluído, exames inclusive, em 7 de fevereiro, antes do carnaval – como o sítio ANTECIPOU no início da noite da noite passada.

Já os cursos em que a adesão à greve foi suficiente para paralisar as aulas, terão que recuperar as não dadas (não em dias, mas em carga horária, o que reduziu o tempo) nas próximas três semanas e o segundo semestre inicia em 15 de outubro – encerrando apenas a 2 de março.

Em qualquer circunstância, não haverá recesso em janeiro e o primeiro semestre letivo de 2013 inicia em abril, em data ainda indefinida. Mais detalhes da reunião do CEPE? Confira o material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, a seguir:

Cepe aprova duas datas para início do 2º semestre de 2012

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) definiu nesta segunda-feira (17) que a recuperação das aulas perdidas do 1º semestre letivo de 2012, em função da greve, será feita por carga horária, e não por dias letivos. Pelo calendário aprovado nesta tarde, os cursos terão quatro semanas para concluir as atividades do 1º semestre, incluindo exames, e as aulas do 2º semestre começarão em 15 de outubro. Já os cursos que concluíram as atividades do 1º semestre têm até esta sexta-feira (21) para encaminhar ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca) solicitação com anuência de todos os envolvidos para aderir a um calendário alternativo, com início das aulas do 2º semestre na próxima segunda-feira (24).

– Após essa manifestação, vai ter uma operacionalização no sistema para deixar esses cursos com condições de início, para lançamento de notas, matrícula e todas as outras peculiaridades que são inerentes ao processo acadêmico da instituição – disse Evandro Dotto Dias, membro do Cepe e assessor de planejamento, controle e tecnologia do Derca ao garantir que o departamento tem condições de executar calendários paralelos.

Na sessão plenária, o Cepe rejeitou, por 35 votos a 8, a proposta de inclusão de um recesso, em janeiro, no calendário. Assim, as aulas devem terminar em 2 de março para os cursos que iniciarem o 2º semestre em 15 de outubro, e em 7 de fevereiro, portanto antes do Carnaval, para aqueles que aderirem ao calendário do dia 24 de setembro…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

PARA CONFERIR O CALENDÁRIO QUE LEVA AS AULAS ATÉ 2 DE MARÇO, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo