EconomiaSanta Maria

ECONOMIA CRIATIVA. Agência de Desenvolvimento mostra trabalho ao Fórum de Entidades Empresariais

Serro (E) e equipe explicaram o que está sendo feito, aos líderes das entidades empresariais

Foi na tradicional reunião semanal do Fórum de Entidades Empresariais. O tema, com a participação de dirigentes da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, foi o que a Adesm está fazendo no que toca à chamada “Economia Criativa”.

Mas, o que é mesmo isso, e o que mais se tratou no encontro com as lideranças dos empresários? Confira no relato da assessoria de comunicação da Agência. O texto e a foto são de Marielle Flôres. A seguir:

 “ADESM apresenta trabalho desenvolvido junto à Economia Criativa para os integrantes do Fórum das Entidades Empresariais

A tradicional reunião-almoço do Fórum das Entidades Empresariais, que acontece todas as segundas-feiras, no Restaurante Augusto de Santa Maria, reuniu neste dia 15, os representantes das entidades empresariais do município para debaterem algumas ações para o desenvolvimento da cidade.

Na ocasião, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM foi convidada para apresentar o trabalho que vem sendo realizado junto ao setor de Economia Criativa. O Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, foi o responsável pela apresentação que foi complementada e coordenada pelo Diretor Presidente da Agência, Vilson Serro.

A ADESM e a Economia Criativa

O primeiro encontro com os representantes do setor, que reuniu cerca de 40 pessoas, foi articulado pela ADESM e contou com duas importantes apresentações que marcaram o início dos trabalhos de articulação para a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) de Economia Criativa.

Na reunião que aconteceu no dia 14 de agosto deste ano, o Assessor da Diretoria de Planejamento, Programas e Captação de Recursos da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Fernando Guimarães, apresentou o Programa Setorial da Indústria da Criatividade do RS, o qual é Coordenador Executivo.

Além disso, o Coordenador da Divisão de Desenvolvimento Tecnológico Regional da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Alberto Rossi, apresentou o Edital da SCIT/RS para apoio à Indústria Criativa do Estado.

Encerradas as apresentações, os participantes debateram as necessidades e potencialidades de Santa Maria e Região para o desenvolvimento do Polo de Economia Criativa e aprovaram a criação de um Grupo de Trabalho, coordenado pela ADESM, para viabilizar a organização do APL do setor.

Depois desse primeiro encontro articulado pela ADESM, dois grupos demonstraram especial interesse em participar do edital e solicitaram o apoio da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. No último dia 24 de setembro, dois projetos santa-marienses foram inscritos no edital da SCIT, através da UFSM.

O primeiro projeto, denominado “Projeto Santa Maria feita a mão – experimentações criativas de design para o artesanato de matriz identitária regional”, gerenciado pela professora do curso de Design da UFSM, Carolina Luva de Mello, tem como objetivo principal a qualificação dos produtos desenvolvidos por artesãos que atuam no município de Santa Maria e região através do design de novos produtos e processos.

O outro projeto, que é gerenciado pelo também professor da UFSM, Daniel Morales, visa o desenvolvimento de um software para realizar o Mapeamento Georreferenciado dos empreendimentos e equipamentos ligados ao setor da Economia Criativa. O projeto ficou assim denominado: “Mapeamento Georreferenciado da Economia Criativa: possibilidades de desenvolvimento em rede para o Rio Grande do Sul”.

A segunda reunião do GT de Economia Criativa aconteceu no dia 02 de outubro.  Além de apresentar os projetos inscritos no edital da SCIT e os benefícios da organização de um APL, a Agência de Desenvolvimento levantou a hipótese de realizar um seminário do setor e que foi rapidamente aceito e recebeu total apoio dos participantes.

Apresentação ao Fórum das Entidades Empresariais

Todas estas ações de articulação e aproximação com o setor de Economia Criativa foram apresentadas, no almoço desta segunda, aos integrantes do Fórum das Entidades Empresariais.

Segundo Serro, os dois projetos que foram inscritos no edital da SCIT e foram elaborados pela UFSM em parceria com a ADESM reforçou a necessidade de se ampliar a vocação empreendedora no setor:

– A realização de um seminário sobre Economia Criativa é mais uma oportunidade de ampliar o diálogo entre a comunidade, as entidades empresariais e a própria universidade. O setor possui grande potencial e já está iniciando sua organização. Devemos apoiar esta iniciativa e, acima de tudo, fazer parte deste processo.

A próxima reunião do GT de Economia Criativa acontece no dia 29 de outubro, às 18h15min, no Divino Restaurante. O encontro é aberto à participação de voluntários da sociedade e representantes do setor.

Fórum Diálogos de Extensão

O Diretor Presidente da ADESM também falou sobre o Fórum Diálogos de Extensão, que é uma atividade proposta pela Universidade Federal de Santa Maria e deve ampliar a discussão com os setores técnicos e da sociedade civil organizada (representante de entidades diversas) sobre a temática “Desenvolvimento Empresarial e Empreendedorismo”.

Tal fórum também tem por objetivos:

Protagonizar espaço de interação pró-ativa entre Universidade e Sociedade, voltado ao estabelecimento de metas, planos de trabalho e ações futuras na comunidade;

Constituir-se em fórum permanente de debate acerca das expectativas sociais de desenvolvimento e qualificação das condições de vida da população.

Para os participantes da reunião, é importante que o Fórum das Entidades Empresariais se organize e possa também participar do Fórum coordenado pela UFSM.

Saiba mais sobre a Economia Criativa

Segundo o Ministério da Cultura, os setores criativos são todos aqueles cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo gerador de valor simbólico, elemento central da formação do preço, e que resulta em produção de riqueza cultural e econômica.

Mais informações, acesse o site www.adesm.org.br

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo