O encontro foi no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). Quem agendou foi o líder do governo no parlamento gaúcho, Valdeci Oliveira. Os participantes: além do próprio e do diretor da autarquia, José Francisco Thormann e de representante do secretário de Justiça, Fabiano Pereira, um conjunto significativo de lideranças de quatro comunas – incluindo atuais e futuros gestores e/ou legisladores.
Mas, afinal, o que eles conseguiram, na reunião? Quem conta é a assessoria de imprensa da secretaria de Justiça e Direitos Humanos, com foto de Priscila Abrantes. A seguir:
“Unidos pelo asfalto e melhorias nas estradas da Região Central
As forças políticas da Região Central se uniram nesta quarta-feira em busca de asfalto e manutenção das estradas que ligam a São Pedro do Sul, Toropi, Quevedos e Silveira Martins. Um comitiva de quatro prefeitos atuais e eleitos e de oito vereadores das quatro cidades tiveram uma reunião com o diretor- geral do Departamento de Estradas e Rodagem (Daer), José Francisco Thormann. Agendada pelo deputado estadual e líder do governo Tarso Genro na Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, a reunião teve ainda a participação do assessor da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, André Clayron Menezes, que representou o secretário Fabiano Pereira.
A principal preocupação dos prefeitos e vereadores são os acidentes causados pelas más condições da VRS-805, que liga São Pedro do Sul a Toropi e dá acesso a Quevedos e Jari. Segundo o prefeito de São Pedro do Sul, Marcos Senger (PT), a estrada em piores condições é a que leva muitas pessoas aos balneários da região. “A nossa preocupação é que está chegando o verão e aumenta muito o uso da rodovia o que aumenta a probabilidade de acidentes devido também à quantidade de buracos no asfalto”, argumentou Senger.
Por sua vez, o atual vereador e prefeito eleito de Silveira Martins, Rozimar Bolzan (PDT), pediu a manutenção da VRS-804, estrada que leva ao município, berço da 4ª Região de Imigração Italiana. “É um acesso muito importante para nós, envolve segurança, fluxo de pessoas e turismo”, disse ele, sobre o fato de a cidade ter recebido o Instituto Federal Farroupilha e uma unidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Já o prefeito de Quevedos, Aldori Vieira (PP), pediu o asfaltamento de 28,5 quilômetros da VRS-524 que liga o município a Toropi. “Essa obra é uma luta do município há 20 anos. Estamos fazendo manutenção com recursos da prefeitura. Esta obra era para ter iniciado em 1998 já está até licitada, mas não começa”, relatou Vieira.
Thormann explicou aos prefeitos que o governo do Estado está seguindo um plano de asfaltamento que serão executadas até 2014 e que é preciso esperar para ver em qual parte do plano cada município está inserido. O diretor-geral informou, ainda, que um financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está possibilitando a restauração e manutenção de estradas que já têm asfalto.
De acordo com ele, a VRS-804, em Silveira Martins, deve ganhar um tapa-buracos paliativo na próxima semana. Thormann também disse que irá mandar uma equipe para verificar as condições dessas estradas e qual delas precisa de melhorias com mais urgência. “É um compromisso do governador Tarso Genro iniciar os 104 acessos asfálticos em municípios que não têm e isso é uma verdade. Ter tráfego pesado é o primeiro quesito para a rodovia ganhar a obra. Vamos verificar”, concluiu ele.
Além dos prefeitos de São Pedro do Sul, Quevedos e Silveira Martins, participaram da reunião o atual prefeito de Toropi, Adair Braz, e o eleito, Helton Adriano Hass, os vereadores de Toropi Fernando Baier, de São Pedro do Sul, Moacir de Oliveira, Claudiomiro Weber, Ivan Roth, Walter Menezes, Fábio Parnov e Ângelo Parcianello, de Quevedos, Alcemar Silveira de Lima, além do secretário de Administração de Toropi, Marcelo Kurtz. Também participou da reunião o suplente de vereador de São Pedro do Sul Ivan Roth, que levantou o assunto sobre situação precária da VRS-805.”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.