EducaçãoMeio Ambiente

RIOS VOADORES. Jornada de Educação Ambiental debate sobre estudo do transporte de vapor de água

Rios Voadores: estuda o transporte vapor de água da Amazônia para outras regiões do país

É, na verdade, mais que um debate (que acontecerá, obviamente), uma oficina. Mas, afinal, o que é o tal  “Rios Voadores”? Isso, e outros detalhes sobre a Jornada Municipal de Educação Ambiental, em sua terceira edição, chegam através do relato de Maria Luiza Guerra. A foto é do arquivo do projeto. A seguir:

III Jornada Municipal de Educação Ambiental contará com oficina sobre o projeto Rios Voadores, que estuda o transporte de vapor de água oriundo da Floresta Amazônica

No dia 5 de outubro, em Santa Maria, as atenções estarão voltadas para a III Jornada Municipal de Educação Ambiental. O assunto, que é mundialmente debatido por governos, será abordado na cidade através de palestras e oficinas. O encontro, cujo tema é “Educação Ambiental: projetos escolares e aplicabilidade”, acontecerá durante toda a sexta-feira (5), na Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI). Com promoção da Prefeitura Municipal, o evento se destaca pela participação de um projeto que vem ampliando horizontes científicos e educativos no Brasil: a expedição Rios Voadores.

O Projeto Rios Voadores, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, estuda as massas de ar úmido que transportam vapor de água da Bacia Amazônica para outras regiões do país. Esses cursos de água atmosféricos invisíveis têm um importante impacto no regime de chuvas no Centro-Oeste, Sudeste e até o Sul do Brasil e são denominados rios voadores. A oficina sobre rios voadores será ministrada pelo professor Dr. Caio Augusto Magalhães, graduado em Química e Geografia pela Universidade de São Paulo e mestre e doutor pelo Instituto Oceanográfico da mesma universidade. Especializou-se em poluição marinha, geoquímica orgânica e reconstruções paleoambientais e paleoclimáticas. Atua como educador ambiental e professor nos cursos de Gestão Ambiental e Engenharia do Centro Universitário Unisant’Anna.
Pesquisa e disseminação do conhecimento são palavras chaves na expedição Rios Voadores, cujo projeto foi idealizado por Gérard Moss, coordenador geral do projeto. Além de proporcionar o curso no dia 5 de outubro, o projeto chegará às salas de aula de Santa Maria por meio de uma parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Município da Educação. Os professores receberão qualificação e materiais didáticos desenvolvidos especialmente para o projeto. A finalidade é capacitar os docentes da rede municipal para que eles se tornem multiplicadores do conhecimento sobre o fenômeno dos rios que voam, a influência da floresta amazônica no clima do Brasil e a importância da sua preservação.

Santa Maria é uma das 11 cidades brasileiras, todas em estados diferentes, que recebe a ação de educação ambiental. Foram eleitas, inicialmente, seis cidades-chave ao longo da rota dos rios voadores: Brasília (DF), Chapecó (SC), Cuiabá (MT), Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG). Como a ideia foi um sucesso, a Petrobras convidou para que o projeto educativo fosse ampliado e, agora, também terão acesso as cidades de Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), além de Santa Maria. No site do projeto, um monitoramento diário demonstra todas as vezes que a umidade amazônica chega até Santa Maria. Com esse vapor de água oriundo da floresta, há uma possibilidade maior de ocorrer chuvas no município. São 20 ocorrências registradas de 1º de janeiro até 29 de outubro de 2012.

Confira mais informações no site: www.riosvoadores.com.br

Realização

A III Jornada Municipal de Educação Ambiental é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Município da Educação e Secretaria de Município de Proteção Ambiental. A organização é do Pronfea e Remea. Os parceiros são a Expedição Rios Voadores, Universidade Federal de Santa Maria, Centro Universitário Franciscano, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de SM, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Fundação Mo’Ã, 8ª CRE, Junior Achievement e Programação de Educação Socioambiental. O apoio é do EMAI, Recoleo e Corsan.
Inscrições

As inscrições para a III Jornada Municipal de Educação Ambiental podem ser feitas até o dia 3 de outubro pelo e-mail [email protected] ou no setor pedagógico da Secretaria de Município da Educação (Smed). Mais informações pelo (55) 3921-7253, (55) 9971-2063 ou (55) 9955-6865. A Smed está localizada na Rua Venâncio Aires, 2277, 7º andar. Inscreva-se na oficina “Rios Voadores e a importância em sua vida” e saiba mais sobre a expedição.

Programação:
Das 8h às 8h30 – Credenciamento
Das 8h30min às 9h15 – Abertura com apresentação cultural da EMEF Nª Srª da Conceição
Das 9h15 às 10h30 – Palestra com Dra. Claudia Cousin (FURG)
Das 10h30 às 10h45 – Intervalo
Das 10hh45 às12h – Oficinas
Das 13h45 às 14h – Atividade laboral com Prof. Marcos Vinícios Conceição
Das 14h ás 15h45 – Apresentação de trabalhos
Das 15h45 às 16h – Intervalo
Das 16h às17h – Oficinas”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo