CongressoInternetPolítica

CÂMARA. Renova-se promessa de votar marco civil da internet e fim do fator previdenciário. Será cumprida?

Era para ser semana passada. Não foi. Lobistas (especialmente da mídia grandona, mas não apenas) frustraram qualquer acordo e o marco civil da internet não foi votado – talvez até porque seja muito bom o texto do relator.

Era para ser no ano passado. Não foi. E aqui o interesse, diz-se, é do próprio governo, embora o substitutiveo e a ideia de acordo tenha sido proposta pelo deputado (e hoje ministro) Pepe Vargas, do PT. Aqui, a questão é o fim do fator previdenciário, inventado no final do governo Fernando Henrique Cardoso mas que agradou tanto que os presidentes petistas posteriores não se interessaram, a sério, em acabar com ele.

Tudo isso, e mais um pouco, promote-se votar nesta semana, na Câmara dos Deputados. É a promessa. Será cumprida? Bueno, em dois ou três dias já se saberá. Por enquanto, fiquemos com o relato a respeito, de Eduardo Piovesan, da Agência Câmara de Notícias. A seguir:

Plenário pode votar marco civil da internet e fim do fator previdenciário

O marco civil da internet e o fim do fator previdenciário são os destaques do Plenário para a próxima semana. Outras oito propostas também poderão ser votadas entre os dias 20 e 22 de novembro, em sessões extraordinárias.

Já as sessões ordinárias do Plenário estão trancadas por duas medidas provisórias: a 575/12, que autoriza o aporte de recursos públicos às parcerias público-privadas (PPPs) durante as obras; e a 580/12, que permite preferência a produtos e serviços nacionais em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Marco civil
Apesar das negociações que ocorreram nesta semana, continua o impasse em torno do marco civil da internet (PL2126/11, apensado ao PL 5403/01).

O relator do projeto, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), defende em seu texto a permanência do conceito de neutralidade da rede, que pretende garantir a inexistência de privilégios na transmissão dos dados, independentemente de conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicativo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo