CulturaEducação

CULTURA. Sedufsm promove “SM canta Clara Nunes”

Ela foi, definitivamente, um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira. Cultuada, e merecidamente, por um contingente significativo de brasileiros de todas as camadas sociais. E que morreu precocemente, deixando, porém, um legado e uma legião de fãs. Inclusive dos que encaram a música como profissão ou, no mínimo, como algo bem maior que mero diletantismo.

Trata-se de Clara Nunes, que será devidamente homenageada no próximo dia 29, numa promoção da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (fazendo parte das comemorações dos 23 anos da entidade) e com a participação de artistas locais de reconhecido valor. Vale a pena conferir. Os detalhes estão no material publicado originalmente no sítio da Sedufsm, produzido por sua assessoria de imprensa. A reportagem é de Fritz R. Nunes, com ilustração da J. Adams Propaganda. A seguir:

Sedufsm promove “Santa Maria canta Clara Nunes”

Em comemoração aos 23 anos da Sedufsm (completados no dia 7 de novembro) e também comemorando o mês da Consciência Negra, o sindicato promove “Santa Maria canta Clara Nunes”. O evento ocorrerá no dia 29 de novembro, a partir das 19h, na praça Saldanha Marinho, com entrada franca. As interpretações ficarão a cargo de Daiane Diniz, Gisele Guimarães e Marilia Reck, com participações especiais de Paola Matos e Tiane Tambara. A produção musical é de Janu Uberti.
O evento busca homenagear uma das maiores intérpretes da música popular brasileira. Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, mais conhecida como Clara Nunes (‘a guerreira’), nasceu em Paraopeba (MG), em 1942, e morreu no Rio de Janeiro, em abril de 1983. Em 2012, se viva estivesse, teria completado 70 anos. Mesmo tendo morrido jovem, Clara Nunes, que era uma pesquisadora da música e do folclore brasileiro, deixou uma obra vasta e de grande relevância. Conforme dados que constam na internet, ela vendeu mais de 100 mil cópias de seus discos, o que, na época, era raro. Cantoras não costumavam ter uma vendagem de discos tão expressiva…”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo