PartidosPolítica

DISPUTA. A um ano de eleição interna, PT filia 820 novos militantes. Quase todos vinculados a correntes

Goste-se ou não – e há muitos, no partido, que deixam seu descontentamento bastante claro – o PT é, hoje, movido quase totalmente por suas correntes internas. Todas devidamente institucionalizadas. Aliás, essa é uma das diferenças visíveis do petismo em relação a outras agremiações. Nestas as correntes intestinas também existem, só não são visíveis ao grande público.

No escancarado jogo de poder do Partido dos Trabalhadores, a correlação de forças interna é medida continuamente, através de disputas eleitorais, escolhas de candidatos e, até, ou principalmente, a escolha dos dirigentes. Veja, por exemplo, o que está acontecendo neste preciso momento.

Por uma deliberação do Congresso Nacioanl do PT, somente poderão votar para o Diretório Municipal filiados que estiverem na sigla com ao menos um ano de antecedência. Como o próximo pleito interno ocorre em novembro de 2013, o que se viu agora foi uma verdadeira corrida em busca de militantes. Todos capazes de fortalecer a sigla e, particularmente, as correntes. E foram elas as responsáveis pela quase totalidade das arregimentações anunciadas em reunião da executiva, na última terça-feira.

O sítio apurou que nada menos que 820 santa-marienses viraram oficialmente petistas. Estão filiados. Destes, bem contadinhos, não chegam a 30 os que estão desvinculados das cinco mais ativas tendências na boca do monte. Estas concentraram (suas lideranças apresentaram as fichas) 792 dos novos militantes.

O editor tomou conhecimento, também, dos números. Por eles, fica-se sabendo que se consolida, como maior corrente interna em Santa Maria, a PT Amplo (liderada por Paulo Pimenta, aqui). Sozinha, foi responsável por 464 filiações. As demais foram distribuídas da seguinte maneira: PT de Lutas e de Massas (Fabiano Pereira), 197; Unidade e Luta Democrática (Valdeci Oliveira), 68; Movimento PT (52), Democracia Socialista (11). As outras 28 filiações vieram de correntes ainda mais minoritárias e de independentes.

EM TEMPO: O Estatuto partidário também impõe, para que o filiado possa participar de deliberações internas, que participle de pelo menos dois seminários de formação política, até metade de novembro.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. O companheiro Pimenta tem que abrir o olho porque tem gente no meio destes filiados que só querem se beneficiar por o partido estar no poder e depois vão abandonar, abra o olho companheiro tem judas no meio não atenda o pedido deles agora espere e veras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo