CongressoPartidosPolítica

PARTIDOS. Projeto de lei tira o troco de novas siglas, que precisariam, antes, receber o teste final das urnas

Aprovado antes, o projeto do deputado federal paulista Edinho Araújo, do PMDB, impediria o Partido Social Democrático de acessar recursos públicos do chamado Fundo Partidário. E, claro, isso faria com que tivesse muito maior dificuldade de se criar e, especialmente, sobreviver.

Mas há polêmica à vista, pois não são poucos os que imaginam ser inconstitucional. O fato é que a proposta, com absoluta certeza, no mínimo inibiria a criação de novas legendas a partir da adesão de parlamentares eleitos por outros partidos.

Mas, como é esse projeto e as suas repercussões, além da eventual dificuldade de aprovação? Confira no material, bastante elucidativo, publicado pelo jornal O Estado de São Paulo. A reportagem é de João Domingos. A seguir:

Projeto cria barreiras para novas siglas

Um projeto de lei que poderá entrar em pauta no final deste mês promete polêmica na Câmara, principalmente entre parlamentares que pretendem aproveitar a fase pós-eleição municipal para mudar de partido. A proposta, do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), suspende o fundo partidário e o tempo de TV e rádio para os novos partidos, até que se submetam à próxima eleição parlamentar. Teriam, desse modo, os direitos partidários com base no resultado das urnas e não no número de parlamentares que conseguiram arregimentar depois de fundados.

A proposta deveria ter sido votada no início de outubro. Mas foi adiada por causa das eleições. “Sempre que se passam as eleições, ocorre uma mudança de parlamentares de partido. Temos de evitar que eles, quando mudam ou criam uma nova legenda, levem para o novo partido o tempo de televisão e o fundo partidário. A base para isso deve ser a eleição passada. Portanto, o novo partido só deverá ter o fundo partidário e o tempo de TV após se submeter a uma eleição”, disse Edinho.

Se o projeto for aprovado, partidos novos que forem criados daqui para a frente só receberão o dinheiro do fundo e gozarão de tempo na TV em 2015…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo