AssembleiaEducaçãoPolíticaSaúde

POLÍTICA. Pozzobom recebe medalha do HBM. E questiona Educação, sobre ‘possíveis irregularidades’

Pozzobom e Sendtko: medalha para o deputado

Duas notas foram produzidas (e distribuídas) esta tarde, pela assessoria de imprensa do deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB). Uma a propósito do recebimento de uma homenagem, pelo Hospital da Brigada Militar. Outra, sobre um questionamento do parlamentar, acerca de denúncias que recebeu acerca da secretaria de Educação.

Mas, quais as razões que levaram ao recebimento da Medalha Mérito Saúde da Brigada Militar? E que explicações quer o tucano, da pasta de Educação? Confira as duas notas, que têm a assinatura de Thiago Buzatto. A foto é de Juliano Mendes. A seguir:

Pozzobom recebe medalha Mérito da Saúde do HBM de Santa Maria

O líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Jorge Pozzobom, recebeu hoje a medalha Mérito Saúde da Brigada Militar, no Hospital da BM Coronel Izidro. Na ocasião, o parlamentar recebeu a distinção do diretor-geral da instituição, tenente-coronel Ariberto Sendtko Filho, em cerimonia realizada no gabinete do diretor. A medalha é destinada a pessoas que contribuíram para o aperfeiçoamento do serviço de saúde da Brigada Militar e para o desenvolvimento da instituição.

Um dos motivos que levaram Pozzobom a receber a homenagem foi o trabalho que desenvolve na tentativa de aprovar na AL o Projeto de Lei Complementar 168/2011, de própria autoria, que propõe ampliar o atendimento médico nos HBMs do Estado para novos convênios e planos de saúde nos atendimentos. A matéria está apta para ir a aprovação, mas depende de um acordo que Pozzobom está costurando entre as bancadas. “Me sinto lisonjeado em receber a distinção de uma instituição que completou 66 anos em 2012. Ao mesmo tempo, lamento porque o projeto não foi aprovado. Os interesses do RS e da BM devem estar sempre acima de interesses partidários. Reafirmo meu compromisso com a Brigada Militar e vou continuar trabalhando pela aprovação do PLC 168. A cada mês que passa, cada um dos HBM do Estado deixam de receber cerca de R$ 300 mil”, afirmou.”

Pozzobom quer explicações da Secretaria de Educação sobre possíveis irregularidades

Motivado por denúncias que recebeu de pessoas ligadas à área da educação do Estado, o líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Jorge Pozzobom, quer que o Governo do Estado dê explicações a sociedade sobre possíveis irregularidades que estariam acontecendo na Secretaria de Educação. Alguns relatos dão conta de que professores estariam com vencimentos atrasados e que o número de contratos estaria acima do permitido por lei.

A denúncia foi feita ao parlamentar após o envio para a AL do Projeto de Lei 237/2012, que autoriza a contratação de 1,5 mil novos professores. A Secretaria da Educação já teria extrapolado o número de professores autorizado por lei – 21.640 contratos – e, por conta disto, estaria acelerando a exoneração de contratados para nomear concursados, mascarando o número ilegal de contratos. “Além de usar esse artifício para esconder uma situação ilegal, o Governo não estaria levando em consideração o bem-estar das crianças. Substituições a essa altura do ano letivo prejudicam o trabalho em sala de aula e o rendimento dos alunos. Por que fazer alterações em salas de aula no final do ano letivo? Não seria melhor fazer no início do ano que vem?”, indagou.

Outro aspecto que preocupa Pozzobom é a existência de professores contratados neste ano que ainda não teriam recebido remuneração. “Ouvimos queixas de atrasos nos salários e no repasse nos recursos de autonomia financeira para as escolas. Os diretores estão sem dinheiro para pagar contas de água, de luz, e sem poder comprar materiais básicos”, completa.

Para apurar as informações, o parlamentar protocolou junto a Comissão de Educação da AL, da qual é membro, duas solicitações.. A primeira é para que a comissão encaminhe ao Executivo um pedido de informações à Secretaria para que sejam esclarecidas as dúvidas em relação ao número de professores em contrato emergencial/temporário prorrogado, datas de admissão e pagamentos dos contratos, entre outras.

O outro documento protocolado por Pozzobom propõem a realização de uma Audiência Pública para debater sobre os contratos emergenciais/temporais efetuados pela Secretaria de Educação, e os repasses correspondentes à autonomia financeira das escolas estaduais em 2012. “É nosso dever enquanto comissão entender o que está acontecendo, chamar as partes interessadas. Estamos falando de Educação, e qualquer problema que ocorrer nesta área vai afetar diretamente os estudantes”, afirma.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo