EducaçãoPolítica

UMES. Surge uma nova entidade estudantil na cidade

Nicão, militante do PDT, é o presidente

Um grupo de estudantes, de várias instituições, criou hoje uma nova entidade de representação.  No caso, a União do Movimento Estudantil Social (UMES). Não está claro para o editor qual exatamente o objetivo do pessoal. Mas é um grupo que tem a liderança do ex-candidato a vereador pelo PDT, Nicolas Xavier (também conhecido como Nicão).

Diz Xavier, também conhecido como Nicão: “queremos ficar à disposição dos estudantes, suas lutas serão nossas lutas, queremos ouvir os Diretórios Acadêmicos e firmar parcerias estudantis com todos possíveis”. E mais: “nós estamos aqui para somar e multiplicar nossas forças e representatividade; juntos com certeza todos sairemos ganhando”.

Segue-se material enviado pelo próprio Nicão, a propósito da nova entidade, inclusive com a sua diretoria, também já escolhida e também (confira a imagem) o logotipo da UMES. A seguir:

“Foi fundada hoje as 17h em sua sede própria (Floriano Peixoto, 1112/sala 34), a UMES (União do Movimento Estudantil Social), uma nova União representativa dos Estudantes. Diferente das existentes não muito atuantes em Santa Maria, a UMES representará todo e qualquer tipo de estudante (não somente de escolas de ensino regular ou universidades).

Seu Presidente será Nicolas Xavier ‘Nicão’ (candidato a vereador e presidente da Juventude do PDT em Santa Maria), e seu vice será Matheus Lameira (estudante de Música da UFSM, músico da Da capo Brothers), o Secretário Geral será Rafael Padilha (estudante de Direito e formando da UNIFRA). A chapa completa é composta por 32 membros, sendo 12 da executiva 10 diretores e 10 suplentes.

Membros da Diretoria Executiva:

Presidente: Nicolas Xavier

Vice Presidente: Matheus Lameira

Primeiro Vice Presidente: Lisandro Souza

Secretario Geral: Rafael Padilha

Primeiro Secretario: Gabriela Barcelos

Tesoureiro Geral: Estéfani do Nascimento

Primeiro Tesoureiro: Cassio Aita Severo

Relações Públicas: Filipe Schaurich

Primeiro Relações Públicas: Wagner Ortodio

Relações para Assuntos da Juventude: Clarissa Dornelles

Relações Internacionais: Izabela Mortari

Diretor de Assistência Estudantil: Guilherme Rehbein

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

20 Comentários

  1. Acho ótimo que se crie uma concorrência ao DCE, que só tem servido de trampolin político e atua com total parcialidade nas causas que defende (ex. colocar ônibus para o Fora Yeda, e nem se preocupar com o sucateamento da educação do governo Tarso).
    Além disso, como os próprios membros do DCE dizem, “que se insiram no movimento antes de falar sobre ele”.

  2. “PIADA MESMO”
    Este nicão é um fanfarrão mesmo, mas o pior não é ele ser é o paitrocinador apoiar os devaneios deste rapaz.
    Mas vamo lá, falar em Movimento Estudantil este rapaz que nunca foi nada na vida, não entende nada de movimento pois todos tem suas representações a nivel secundarista e universitário e ambas com sua autonomia, então seu nicolas VAI ESTUDAR RAPAZ dechade quere aparece, e se liga que o MP vai pra cima de voces pois carteira de Estudante só pode fazer entidades reconhecidades e representativas de classe e no caso voces não representão ninguém, então faça me o favor você e quem esta junto nessa furado, fecha as porta disso pq é a melhor coisa que voces fazem.

  3. É preciso dizer que é uma riqueza que o Estado Demorático garanta o direito de os estudantes se organizarem em gruppos, coletivos, entidades etc. É juto que existam os Da’s e DCE’s. É justo que existam diversos grupos políticos, tais como as pastorais das junventudes, o Levante ppopular da Juventude, o Práxis – coletivo de educação popular, o coletivo voe etc.
    São organizações com lastro histórico de lutas. E isso é justo. quem bom que os estudantes podem se organizar.
    A questão são, como dizia o velho Brizola, os “intéresses”. Esta claro que Nicão, articulado com setores que históricamente, não defendem nem os estudantes e, muitomenos, a classe ttrabalhadora da cidade, vêm propor com esta entidade – sem lastro social, formada pelas juventides de grupos de direita, envergonhariam os velhos luutadores do PDT — são liberais, na maioria semm formação política ou histórico de lutas …
    Oportunismo, com apoio do poder economico e político da cidade. Trsite do estudante que depender esta entidade para ser representado

  4. Com todo o respeito, mas entidade estudantil não se cria, se disputa. Mais uma sigla estudantil sem representação alguma.

    Movimento estudantil é feito através de massas, não de amigos.

    Abraços!

  5. Acho muito interessante que surjam mais entidades para enriquecer o diálogo e a luta. Apenas discordo da parte em que diz que os movimentos estudantis da cidade não são atuantes.

  6. Construo o Movimento Estudantil há um bom tempo em Santa Maria e nunca vi esse Nicão em nenhuma manifestação contra o aumento da tarifa do transporte, nem em qualquer outra atividade do movimento. Na verdade a primeira vez que ouvi falar dele foi quando vi uma placa de candidato a vereador. Aposto que se tivesse se eleito não estaria fundando um “aparelho” agora. Mas como não tem base social pra se eleger tem que inventar entidade pra falar em nome de uma suposta base (na realidade, fala apenas em seu nome, pois é uma entidade particular). Pra mim é só mais um que quer usar o movimento estudantil como trampolim político.
    Quando foi a eleição dessa tal de UMES?? Ninguém sabe ninguém viu… eu queria ter votado…
    Na estrutura do Movimento Estudantil brasileiro não existem entidades que representem todo e qualquer tipo de estudante, existem (do ponto de vista das entidades representativas) entidades na educação básica e técnica (grêmios), na graduação (DCEs, DAs/CAs, Executivas de curso, UEEs, UNE) e pós-graduação (APGs e ANPG). Logo, esta entidade apenas representa a seus donos.
    Ademais, discordo dessa concepção de que cada partido pode criar suas entidades próprias. As entidades devem ser expressão de movimento real, eleitas democraticamente, e se os partidos quiserem participar, participem, mas que não o seja com o objetivo de aparelhar (se adonar) das entidades para fins particulares, mas sim para construir as lutas dos estudantes.
    Em Santa Maria a USE e UERC são dois exemplos de entidades aparelhadas por grupos partidários há anos, hoje os donos da bola e do campinho são do PTB. E quando é o congresso que elege a diretoria e/ou como faz pra participar da USE e UERC? ninguém sabe, ninguém viu…
    Esse tipo de postura por parte de alguns partidos (criar entidades do nada, tentar usar o movimento como trampolim político), além de ajudar a desmobilizar os estudantes, ainda por cima, queima o filme dos partidos como um todo no movimento, aumenta o descrédito no movimento estudantil como um todo, e isto acaba por afastar ainda mais os jovens do movimento e da política em geral (não apenas partidária).
    Em suma, estes oportunistas, além de não ajudar, só atrapalham o movimento estudantil real.

  7. Só pode ser piada.. Já se percebia na plataforma de campanha desse Nicão, sem propostas sérias, só baseadas em cachorros (que todo mundo gosta), frases prontas e logotipos coloridos, apenas propostas vazias. Acho que agora o foco é outro: seria mais uma chapa para o DCE surgindo!!!!

  8. Parabéns ao Nicolas Xavier (“Nicão”), pelo surgimento desta nova entidade estudantil. Sou formado em Administração de Empresas e funcionário público municipal (Prefeitura de Santa Maria); e gostaria de me colocar a disposição da UMES desde já;…pois este tema (“EDUCAÇÃO”); interessa não só a mim; como a toda sociedade. Sucesso ao Nicão e aos amigos da UMES!

  9. Ah…mais uma piada!!! Fala sério Claudemir, pura promoção pessoal desse garoto. Não dá pra acreditar como as pessoas podem fazer absursos como estes. A namorada é tesoureira…que bagunça!!!

  10. Na condição de Secretário Geral da UMES, venho retificar que a sede não é própria e sim nos foi cedida para o desenvolvimento de nosso próprio trabalho.

  11. A pluralidade de idéias é sempre salutar. Assim como a criação de entidades que contribuam com debates e proposições. Agora, o fato da entidade já nascer com “sede própria” me faz entender que ela tem “dono”.

  12. Claudemir,

    eu participei de uma gestão de DA e duas gestões do DCE da UFSM, uma coisa que aprendi é que entidade estudantil não se faz de cima pra baixo, ela precisa ser legitimada pelos estudantes que representa. Uma entidade não pode surgir de um devaneio de um aspirante a político profissional.

    Ela tem que ser aberta e proporcionar inclusive que outros grupos possam disputar e ganhar a direção política da entidade. Vide o DCE UFSM que quando eu entrei na UFSM tinha na Diretoria o Beto Fantinel (que foi candidato pelo PMDB à prefeitura de Dona Chica) e o Duda Barin (candidato à vereador pelo PDT em Santa Maria), e hoje tem uma direção com pessoas com referência na Articulação de Esquerda, tendência do PT, e oposição de setores organizados do PSOL e do PCB. De 2008 pra cá, foram 4 eleições para a diretoria, dois congressos estudantis, várias assembleias gerais e incontáveis Conselhos de Entidades de Base, que acontecem mensalmente.

    A UMES nasce, ao meu ver, numa estrutura arcaica, numa composição verticalizada e para que atenda a interesses pessoais. Entidades assim tendem a não vingar.

    P.S: Me chamou muito atenção de que na natimorta UMES, a tesouraria é ocupada pela namorada do presidente.

  13. Caro Claudemir, seu site é sério…não serve para fazer propaganda política de um menino maluquinho como este Nicolas Xavier….

  14. Tenho o maior respeito pelo Nicolas, mas tenho minhas duvidas se é dessa forma que nasce uma entidade que pretende se perpetuar e possuir legitimidade. Todo caso espero que a causa seja nobre e sirva para tirar do marasmo as entidades estudantis, principalmente as do ensino fundamental e médio. Alias esse é uma boa discussão, até porque essas Entidades possuem assentos em Conselhos Municipais de relevância. Perguntas pertinentes, quem são os representantes dessas entidades e quais as formas de representar as suas bases? Tem uma outra ótima, e a Sede da USE, que fim Levou? Hoje tomada por lanchonetes! Ainda pagam “aluguel”? Referente a Sede possivelmente esteja desenformado, tomará que sim, mas gostaria de informações. Espero que não seja levado a mal, desejo que essa nova entidade consiga dar uma chacoalhada nisso tudo.

  15. Acho superinteressante surgir uma entidade como esta, que certamente ajudará na evolução do processo democrático estudantil, este que deveria ser trabalhado com ênfase entre os estudantes, mas anda “meio esquecido”. Não sei por que dar risada sobre isso… Tem gente por ai que gosta de rir porque talvez não saiba da seriedade que é uma união estudantil.

  16. Dá pra rir agora, colunista? (NOTA DO SÍTIO – rir sempre é possível. Faz bem à pele. E ao humor. O editor ri sempre que possível. Hehehehe!!!!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo