AssembleiaEducaçãoPolítica

EDUCAÇÃO (2). Valdeci Oliveira garante que verba para as escolas estaduais terá reajuste em janeiro

Valdeci, na audiência: “reajuste importante para as escolas, especialmente para as técnicas”
Valdeci, na audiência: “reajuste importante para as escolas, especialmente para as técnicas”

Na nota anterior, mais abaixo, o mote era o mesmo: a audiência pública ocorrida na manhã desta terça, na Comissão de Educação, da Assembleia Legislativa. Você leu a versão oposicionista, de Jorge Pozzobom (PSDB), autor do requerimento que provocou o encontro.

Agora, você vai conferir o material produzido pela assessoria do deputado Valdeci Oliveira (PT), e terá a versão do governo que tem, no petista, seu líder no parlamento. O texto é de Tiago Machado, com foto de Gabriela Freitas. A seguir:

Verba para escolas será reajustada em janeiro

Os recursos destinados para a autonomia financeira das escolas públicas estaduais sofrerão reajustes em 2013. O anúncio foi feito, nesta terça (18), pelo diretor do Departamento Administrativo da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Claudio Sommacal, durante audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Segundo Sommacal, em janeiro, haverá reajuste de 15% no montante de recursos da autonomia financeira destinada às escolas estaduais de educação básica e de 150% naquele montante previsto para as escolas técnicas. O diretor assegurou ainda que o pagamento dos recursos da autonomia financeira – que são destinados à manutenção das instituições de ensino estaduais –  está regularizado. “É um reajuste importante para todas escolas e, em especial, às escolas técnicas que possuem laboratórios, áreas experimentais e equipamentos avançados”, afirmou o líder do governo na Assembleia, Valdeci Oliveira.

Também foi pautada na audiência pública o concurso público do Magistério realizado neste ano. De acordo com a diretora de Recursos Humanos da Seduc, Virgínia Nascimento, o sistema de mutirão promovido pelo governo reduziu pela metade o tempo de ingresso dos 5,5 mil professores aprovados no processo de seleção pública. Segundo Virgínia, a parceria realizada entre a Seduc, Secretaria da Administração e Recursos Humanos (SARH) e Brigada Militar – que cedeu espaço físico para recebimento de documentos dos aprovados – garantiu que os professores, em poucas horas, pudessem fazer todo o processo de ingresso, efetuando a nomeação, matrícula e recebimento do salário na folha de pagamento do mês.

Sobre a substituição dos contratos emergenciais e temporários efetuados pela Secretaria da Educação, Virgínia explicou que a Seduc adota critérios rigorosos, garantindo um prazo de até 20 dias para a transição. Segundo ela, também é levada em conta a ausência de professores na sala de aula, a qualificação incompleta do contratado, se o professor qualificado trabalha fora da área de conhecimento e, por último, os contratos mais recentes. “Nos primeiros meses de 2013, será promovido novo concurso público para mais vagas para o Magistério gaúcho, o que certamente qualificará a educação do Estado”, reforçou Valdeci.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo