LUNETA ELETRÔNICA. Vestibular, calendário escolar, emendas para o RS, safra maior, Pozzobom, Mulher…
* Começa às 2 da tarde desta terça, com provas acontecendo também no sábado e no domingo, o maior vestibular das instituições federais de educação do interior do Brasil.
* São exatamente 43.164 candidatos para a mais de uma centena de cursos oferecidos. Deles, 22.778 fazem prova em Santa Maria. Os demais em outros 19 municípios, inclusive um no Paraná (Cascavel) e outro em Santa Catarina (Chapecó).
* É uma maratona e tanto para os candidatos. E também para os coleguinhas da imprensa, que acompanham o concurso.
* Tanto que a Coperves até elaborou um cronograma que prevê, por exemplo, para as 3 da tarde desta sexta, uma entrevista coletiva com o reitor, Felipe Müller.
* Afora as inquirições dos jornalistas, Muller abordará as projeções para o ano de 2013, na instituição – além, claro, de falar sobre o vestibular deste ano.
* A propósito, o início das aulas do próximo semestre letivo, que muda em função da greve dos docentes, ainda não tem data definida. A proposta da reitoria, para os cursos de graduação, é 1º de abril.
* A decisão seria tomada nesta quinta, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Um pedido de vista da bancada dos estudantes adiou a votação.
* Se nada de novo ocorrer – há, inclusive, a possibilidade de uma reunião extraordinária para tratar somente desse tema – a próxima reunião marcada é para o dia 21 deste mês.
* Enquanto isso, pelo menos a rede estadual de ensino já tem o seu calendário escolar fechado para 2013. As aulas nas 2.572 escolas da rede começarão em 27 de fevereiro.
* O término das atividades nos estabelecimentos estaduais encerram em 20 de dezembro, conforme calendário divulgado pela secretaria estadual da Educação (Seduc).
* O Rio Grande do Sul receberá até o final deste ano pelo menos R$ 43 milhões em emendas prioritárias do Orçamento Geral da União.
* A liberação foi confirmada ao secretário do Planejamento, João Motta, em reunião realizada em Brasília, na quarta-feira, na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
* Nesse troco todo estão incluídos mais R$ 10 milhões do Ministério da Saúde para a conclusão do Hospital Regional de Santa Maria.
* Motta explicou que todos os valores estão garantidos para este ano. A partir de segunda-feira, dia 10, será discutida a possibilidade de liberação de emendas para melhorias nas rotas turísticas do Estado.
* Nesta quinta, data em que foi lembrado o Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, um ato simbólico aconteceu na Câmara de Vereadores.
* Foram distribuídos lenços brancos aos edis e servidores do Legislativo, como parte da Campanha Municipal de Luta pela Erradicação da Violência e Garantia dos Direitos Humanos.
* Quem também se integrou à data e ao que ela significa foi o deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB).
* Ele participou do 2º Encontro Gaúcho de Homens e 1ª Cavalgada pelo Fim da Violência Contra a Mulher, ocorrido nesta quinta. O encontro é promovido pela Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres
* O objetivo foi discutir o fenômeno da violência doméstica e sexual praticada contra o sexo feminino, que constitui uma das mais graves formas de violação dos direitos humanos.
* O evento contou com a adesão de tradicionalistas, que fizeram uma cavalgada pelas ruas do centro da capital para divulgar o tema.
* “A violência contra as mulheres tem aumentado a cada dia que passa e é nossa obrigação usar todos os mecanismos para amenizar essa grande chaga social”, disse Pozzobom.
* Para fechar, boa notícia econômica: a safra nacional de grãos deve chegar a 173,8 milhões de toneladas em 2013, segundo levantamento divulgado nesta quinta, pelo IBGE).
* Isso é 6,9% mais que a safra de 2012, devido à recuperação e ao aumento previsto para as regiões Sul (20,8%) e Nordeste (26,2%), que sofreram com problemas climáticos este ano.
* A área a ser colhida deve crescer 2,5% na Região Sul e 21,1% na Nordeste. Já a Região Centro-Oeste deve registrar 4,3% de expansão na área plantada devido aos bons preços dos produtos, sobretudo, da soja e do milho.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.