Câmara de VereadoresCidadaniaPrefeituraSanta MariaTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Culto ecumênico, Caminhada pela Paz, sem sessão, sem carnaval, senadores aqui

Na praça, o ato organizado por lideranças empresariais (foto João Vilnei/Prefeitura)
Na praça, o ato organizado por lideranças empresariais (foto João Vilnei/Prefeitura)

Atualizada às 2h11

* Ao dois atos significativos ocorreram entre o início e o final da noite desta segunda, marcando a solidariedade da população para com as vítimas da tragédia da boate Kiss.

* Antes, um momento de consolo e oração levou milhares de pessoas à praça Saldanha Marinho, num culto ecumênico organizado pela Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, com o apoio de outras entidades empresariais.

* O ato foi concelebrado pelo padre Xiko Bianchin (católico), pelo pastor Reinoldo Neumann (luterano) e por Dom Francisco de Assis da Silva (anglicano).

* Além da manifestação dos religiosos, foi confirmada a realização de outro ato ecumênico. Esse acontece na sexta, 1° de fevereiro, na Catedral do Mediador (anglicana), na avenida Rio Branco – aberto a todos, independente de credo.

Caminhada pela Paz, marcada pela internet, via feicebuqui, teve o branco predominando
Caminhada pela Paz, marcada pela internet, via feicebuqui, teve o branco predominando

* Com a decidida participação dos integrantes das redes sociais, especialmente o feicebuqui, uma extraordinária (pelo tamanho, percurso e emoção) caminhada pela Paz fechou a segunda

* Segundo todos os registros disponíveis (e a foto que você vê aqui foi retirada da rede), pelo menos 35 mil pessoas participaram, conforme NOTA publicada agora há pouco, na versão online do Diário de Santa Maria.

* A caminhada começou na praça Saldanha Marinho e passou pela Kiss e encerrou no Centro Desportivo Municipal, onde a maioria dos corpos das vítimas esteve para reconhecimento.

* Com muita emoção, cartazes, orações e, sobretudo, o predomínio quase absoluto das vestes brancas (a simbolizar a paz), o percurso foi iniciado com o Hino do Rio Grande.

* Está suspensa por tempo indeterminado a sessão da Câmara de Vereadores originalmente marcada para esta terça-feira.

* A razão é o luto da população, ainda profundamente abalada pela tragédia da boate Kiss. Não há previsão de nova data, conforme nota divulgada nesta segunda, pelo Legislativo.

* Na reunião, começaria (e talvez até terminasse, dependendo de acordo de lideranças) a discussão acerca da reforma administrative proposta pelo Prefeito Cezar Schirmer.

* Outro efeito direto do luto e da consternação geral da população, é a suspensão, confirmada nesta segunda, do carnaval de clubes em Santa Maria.

* Ainda falta a decisão individual de algumas entidades sociais, mas os maiores clubes da cidade, Dores e Avenida Tênis Clube, já aderiram.

* Também confirmaram que não terão bailes a Socepe e o Esportivo. Aguarda-se, a qualquer momento, a definição também de outras agremiações, como Santamariense e Caixeiral, entre outras.

* Depois da presidente Dilma Rousseff e do governador Tarso Genro (que veio nos dois dias), também os senadores gauchos estiveram em Santa Maria.

* Pedro Simon, Paulo Paim e Ana Amélia Lemos acompanharam Tarso na visita ao Centro Desportivo Municipal, onde ocorria o velório de mais de 100 jovens mortos na tragédia da Kiss.

* O trio (com o governador) foi recebido pelo Prefeito Cezar Schirmer, no aeroporto, no final da manhã desta segunda-feira.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo