PREFEITURA. Schirmer assume 2ª gestão com balaio de promessas. Antes, dá entrevista na rádio Antena 1
Cezar Schirmer, do PMDB (e seu vice, José Farret, PP), será empossado às 4 da tarde desta terça-feira, 1º de janeiro, para um novo mandato à frente da Prefeitura de Santa Maria. E assume sob os auspícios das esperanças nele depositadas nas urnas de outubro – quando, com 82.477 votos, obteve bem mais que a soma de todos os outros candidatos, alcançando 54,76% do eleitorado. Isso significa, de um lado, aprovação do governo recém-findo e, de outro, a expectativa de um segundo governo ainda melhor.
É essa a responsabilidade de Schirmer. Que ele não refuta, no programa “Sala de Debate”, apresentado por este editor, na Rádio Antena Um, e que vai ao ar ao meio dia de hoje (quem quiser ouvir, vai ao sítio da emissora, em www.antena1sm.com.br), antes, portanto, de assumir o novo mandato. Aliás, em entrevista ao jornal Diário de Santa Maria, em material assinado por Leandro Belles, afora analisar a dezena de promessas feitas em 2008, aponta mais 10 objetivos que pretende alcançar nesses outros quatro anos.
Um deles: “criar atrativos e espaços públicos e promover ações e eventos na cultura, turismo, entretenimento e lazer, meio ambiente e esporte para transformar Santa Maria numa referência nestas áreas, sobretudo para os jovens. Como exemplos: restaurar a gare, Monumento ao Ferroviário, Casa de Cultura e Banda e Ballet Municipal; implantar um Centro de Treinamento; ampliar a coleta seletiva e academias ao ar livre; etc”.
É… Não será exatamente fácil a vida do prefeito, que certamente será cobrado pelo que propõe. Ah, para conferir o que disse Schirmer, inclusive com ‘link’ para as novas promessas, acompanhe a seguir a reportagem originalmente publicada no DSM:
“Antigos e novos compromissos…
… Há exatamente quatro anos, no dia 31 de dezembro de 2008, o Diário publicou uma reportagem em que o prefeito, na época, recentemente eleito, Cezar Schirmer (PMDB) apontava as suas 10 principais promessas para o mandato que assumiria a partir dia 1º de janeiro de 2009. Na última sexta-feira, em seu gabinete, Schirmer reviu uma por uma. Entre o que virou realidade e o que não saiu do papel, o resultado foi o seguinte: a maioria das metas, em seis, foi parcialmente cumprida (veja detalhes na página 7), duas foram cumpridas e duas não foram concretizadas.
Os principais obstáculos, segundo o prefeito, para alcançar alguns objetivos foram a burocracia e a falta de recursos. Além dessa análise, o prefeito fez 10 novas promessas para o segundo mandato …
…Em uma análise mais esmiuçada sobre as pretensões da primeira gestão, é possível verificar que dois objetivos foram alcançados. Entre os itens que viraram realidade, estão a criação da Guarda Municipal e a melhoria no sistema de transporte coletivo, com a passagem integrada. Porém, em relação à promessa de “tarifa justa”, considerada meta cumprida por Schirmer…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
PARA CONFERIR AS 10 PROMESSAS DE SCHIRMER, CLIQUE AQUI.
O primeiro ano e esperamos, ultimo, deste mandato.
Deve ser computado, como….eu diria, licença premio.
Nada produziu e não conseguiu, estancar a sangria de recursos.