Arquivo

Gabinete da crise.Yeda quer “carta-compromisso” dos aliados. E festeja apoio de seus colegas

A exemplo de terça-feira e ontem, esta quinta-feira reserva apenas reuniões internas, na agenda da governadora Yeda Crusius. Se justifica: ela está coordenando as reuniões do chamado Gabinete de Transição, um grupo de lideranças indicadas pelos partidos aliados e que terá que, junto com a Chefe do Executivo, formalizar o que ela chama de uma “carta-compromisso”. É, na verdade, um redesenho do governo para os próximos dois anos e meio de mandato. Esse documento, disse Yeda ontem, será assinado por todos quantos participarem da máquina de governo, em funções de confiança – inclusive os secretários.

 

E as reuniões previstas, e que contarão com a presença também das pessoas mais próximas à governadora, são absolutamente necessárias e terão que gerar efeito. Afinal, o próprio Gabinete de Transição (sobre o qual escrevi nos últimos dois dias) não tem exatamente a representatividade política desejada pela titular do Palácio Piratini. E ainda sofreu um desfalque inesperado, com a saída da principal estrela do grupo, o ex-governador Jair Soares, do PP, que desistiu (como publiquei logo no início da manhã de ontem, aqui). Para seu lugar, o partido indicou o presidente do IPE, Otomar Vivian, que já participou dos primeiros encontros.

 

Se, do ponto de vista político local, Yeda tem vários problemas a resolver, e ainda desfruta da velada desconfiança de muitos líderes vinculados ao governo, ao menos pode festejar, nesta quarta-feira, a solidariedade de seus colegas do Conselho de Desenvolvimento do Sul (Codesul). Reunidos em Campo Grande, os governadores, a começar pelo anfitrião André Pucinelli, e incluindo o paranaense Roberto Requião e o catarinense Luiz Henrique da Silveira, aprovaram moção de apoio à comandante do executivo gaúcho.

 

A propósito das primeiras deliberações do Gabinete de Transição, reunido ontem pela governadora Yeda Crusius, confira o material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A foto é de Mauro Mattos. Acompanhe:

 

“Governadora anuncia primeiras decisões do Gabinete de Transição

 

A governadora Yeda Crusius anunciou, no final da tarde desta quarta-feira (11), a contratação de 15 novos procuradores para compor uma força-tarefa junto às secretarias estaduais e suas vinculadas. Eles vão reforçar o trabalho já desenvolvido pelos procuradores setoriais, para garantir maior transparência e eficiência nas atividades da administração estadual. “Nosso compromisso é fortalecer os órgãos de controle do governo do Estado”, afirmou a governadora.

Será feita a partir de agora uma completa avaliação de contratos e processos dos órgãos estaduais, para que resulte daí um diagnóstico das causas de possíveis falhas. “Estamos dando início a uma nova rotina, com aprofundamento das exigências aos gestores estaduais em relação a cada contrato e a cada convênio”, afirmou Yeda. Conforme a governadora, o Gabinete de Transição instituído nesta semana está trabalhando para finalizar a Carta Compromisso da Base, que vai reafirmar metas e compromissos de governo com base nos 12 Programas Estruturantes.

Os anúncios foram feitos na Sala de Reuniões das Câmaras Setoriais, onde trabalha deste essa terça-feira (10) o Gabinete de Transição instituído nesta semana pela governadora Yeda Crusius. O Gabinete é formado pelo presidente do IPE, Otomar Vivian, o secretário estadual de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, o secretário-geral do PPS, Sérgio Camps de Moraes, o secretário executivo das Câmaras Setoriais, Eric Camarano, o 1º tesoureiro do PMDB-RS, Rospide Neto, o vereador Elói Guimarães e o porta-voz do governo do Estado, Paulo Fona. Transitoriamente, o órgão exerce estrategicamente ações de competência da Casa Civil e da Secretaria-Geral de Governo.

De acordo com a governadora, o Gabinete de Transição reconhece a atuação da Secretaria da Segurança Pública (SSP) ao apreender, por intermédio do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), mais de uma tonelada de drogas. “Este é um trabalho, como se sabe, que só pode ser feito quando há dedicação e competência dos agentes policiais”, disse Yeda. A governadora afirmou também que o Gabinete de Transição reafirma as ações de governo em nome da manutenção da ordem pública.

Yeda Crusius também lembrou sua decisão de ir ao Ministério Publico Estadual, na última segunda-feira (9), para solicitar prioridade absoluta da instituição à análise de toda e qualquer denúncia relacionada aos órgãos da administração direta e indireta. Para tanto, a governadora ofereceu o apoio do aparato fiscalizador do Estado”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo