POR MAIQUEL ROSAURO
A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) segue buscando soluções para desenvolver o turismo regional. Abaixo, leia matéria da assessora de imprensa da entidade, Marielle Flôres:
APL Regional de Turismo é debatido em Porto Alegre
Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 06, uma reunião para debater a elaboração do projeto do Arranjo Produtivo Local Regional de Turismo. O encontro, que aconteceu em Porto Alegre, contou com a participação do Secretário Adjunto de Turismo de Santa Maria, Rafael Egídio Ruviaro; a Turismóloga da Prefeitura de Itaara, Mirele Milani; o Coordenador Técnico da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Gustavo Saldanha; e o Diretor de Relações com o Mercado e Parcerias da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Maximilianus Pinent.
Na ocasião, os participantes conversaram com o representante do Estado sobre a organização dos empreendimentos turísticos da região e a forma como os setores envolvidos vêm trabalhando no levantamento de informações e o Plano de Ação para a elaboração do projeto de reconhecimento de APL.
Segundo Saldanha, o encontro foi bastante produtivo e completou os temas debatidos na reunião que aconteceu no último dia 18, com a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento:
– Buscamos orientação para a melhor forma de conduzir o processo de elaboração do projeto. Saímos estimulados, pois existe a possibilidade do setor econômico de turismo ser contemplado em um futuro edital de seleção de propostas de APLs. Os recursos oriundos do edital seriam mais uma forma de fortalecer e organizar os empreendimentos e os potenciais turísticos das regiões.
Os APLs
O Projeto APLs é um dos projetos que integram o Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais, sob a coordenação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), que por sua vez compõe a Política Estadual da Economia da Cooperação.
Este Projeto tem por objetivo desenvolver os APLs, gerando ganhos econômicos através da cooperação entre empresas, produtores, cooperativas, instituições de ensino e tecnologia, instituições de crédito e fomento e instituições de serviços de apoio à produção; melhorar a coordenação, a disponibilidade de serviços às empresas e projetos cooperados aumentando a eficiência econômica coletiva para gerar mais trabalho, valor agregado e aumento da renda, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Rio
Grande do Sul.
Para tanto, os APLs receberão apoio através das suas instituições gestoras, que desenvolvem as ações de coordenação dos agentes locais e entidades envolvidas no Arranjo. O Projeto APLs busca:
a) apoiar financeiramente a consolidação da estrutura técnica e material da coordenação de cada APL (alavancar contrapartidas);
b) capacitar Gestores de APLs;
c) viabilizar as ações do Núcleo Estadual de Ações Transversais nos APLs (NEAT) em sintonia com o Grupo de Trabalho Permanente de APLs (GTP APL/MDIC).
Também, as empresas dos APLs enquadrados no Projeto APLs receberão atendimento do Projeto de Extensão Produtiva e Inovação.
APL Regional do Turismo
O processo de articulação para a formação de um Arranjo Produtivo Local Regional do Turismo iniciou em outubro de 2012, quando diversos empreendedores da região, instituições de ensino e poder púbico se reuniram e buscaram apoio e informações para tal reconhecimento.
Após esta etapa, foi constituída uma equipe executiva que coordenou o Plano de Ação para a elaboração do projeto que está em fase de levantamento de dados dos empreendedores do setor.
Estes encontros de turismo servem para uma coisa, os particpantes fazerem turismo.
Turismo em Santa Maria? Com a sujeira nas ruas, calçadas podres, nada de placas indicando ruas e percurssos, informaçoes sem gente…
Aproveitem.
Prezado Claudemir, gostaria de fazer uma contribuição.
Esse release é institucional da ADESM e portanto é compreensível que destaque a Agência. Gostaria de fazer justiça e destacar a participação de outras importantes Instituições envolvidas nesse projeto: Prefeituras de Santa Maria, Itaara e Santiago, COREDE Central e Vale do Jaguari, UNIFRA, UFSM, URI, SEBRAE, AMCENTRO, Fórum Regional de Turismo, Associação dos Empreendimentos da Rota Turística SM/Silveira Martins além de um grande número de Empreendedores do turismo regional. Destaco ainda que outras Prefeituras já foram contatadas e prontamente se engajaram no processo bem como diversas entidades. Posso estar fazendo alguma injustiça esquecendo de citar alguma outra instituição. Att. Gustavo