EconomiaTurismo

ADESM. Turismo regional em discussão em POA

POR MAIQUEL ROSAURO

A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) segue buscando soluções para desenvolver o turismo regional. Abaixo, leia matéria da assessora de imprensa da entidade, Marielle Flôres:

APL Regional de Turismo é debatido em Porto Alegre

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 06, uma reunião para debater a elaboração do projeto do Arranjo Produtivo Local Regional de Turismo. O encontro, que aconteceu em Porto Alegre, contou com a participação do Secretário Adjunto de Turismo de Santa Maria, Rafael Egídio Ruviaro; a Turismóloga da Prefeitura de Itaara, Mirele Milani; o Coordenador Técnico da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Gustavo Saldanha; e o Diretor de Relações com o Mercado e Parcerias da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Maximilianus Pinent.

Na ocasião, os participantes conversaram com o representante do Estado sobre a organização dos empreendimentos turísticos da região e a forma como os setores envolvidos vêm trabalhando no levantamento de informações e o Plano de Ação para a elaboração do projeto de reconhecimento de APL.

Segundo Saldanha, o encontro foi bastante produtivo e completou os temas debatidos na reunião que aconteceu no último dia 18, com a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento:

– Buscamos orientação para a melhor forma de conduzir o processo de elaboração do projeto. Saímos estimulados, pois existe a possibilidade do setor econômico de turismo ser contemplado em um futuro edital de seleção de propostas de APLs. Os recursos oriundos do edital seriam mais uma forma de fortalecer e organizar os empreendimentos e os potenciais turísticos das regiões.

Os APLs

O Projeto APLs é um dos projetos que integram o Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais, sob a coordenação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), que por sua vez compõe a Política Estadual da Economia da Cooperação.

Este Projeto tem por objetivo desenvolver os APLs, gerando ganhos econômicos através da cooperação entre empresas, produtores, cooperativas, instituições de ensino e tecnologia, instituições de crédito e fomento e instituições de serviços de apoio à produção; melhorar a coordenação, a disponibilidade de serviços às empresas e projetos cooperados aumentando a eficiência econômica coletiva para gerar mais trabalho, valor agregado e aumento da renda, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Rio
Grande do Sul.

Para tanto, os APLs receberão apoio através das suas instituições gestoras, que desenvolvem as ações de coordenação dos agentes locais e entidades envolvidas no Arranjo. O Projeto APLs busca:

a) apoiar financeiramente a consolidação da estrutura técnica e material da coordenação de cada APL (alavancar contrapartidas);
b) capacitar Gestores de APLs;
c) viabilizar as ações do Núcleo Estadual de Ações Transversais nos APLs (NEAT) em sintonia com o Grupo de Trabalho Permanente de APLs (GTP APL/MDIC).

Também, as empresas dos APLs enquadrados no Projeto APLs receberão atendimento do Projeto de Extensão Produtiva e Inovação.

APL Regional do Turismo

O processo de articulação para a formação de um Arranjo Produtivo Local Regional do Turismo iniciou em outubro de 2012, quando diversos empreendedores da região, instituições de ensino e poder púbico se reuniram e buscaram apoio e informações para tal reconhecimento.
Após esta etapa, foi constituída uma equipe executiva que coordenou o Plano de Ação para a elaboração do projeto que está em fase de levantamento de dados dos empreendedores do setor.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Estes encontros de turismo servem para uma coisa, os particpantes fazerem turismo.
    Turismo em Santa Maria? Com a sujeira nas ruas, calçadas podres, nada de placas indicando ruas e percurssos, informaçoes sem gente…
    Aproveitem.

  2. Prezado Claudemir, gostaria de fazer uma contribuição.
    Esse release é institucional da ADESM e portanto é compreensível que destaque a Agência. Gostaria de fazer justiça e destacar a participação de outras importantes Instituições envolvidas nesse projeto: Prefeituras de Santa Maria, Itaara e Santiago, COREDE Central e Vale do Jaguari, UNIFRA, UFSM, URI, SEBRAE, AMCENTRO, Fórum Regional de Turismo, Associação dos Empreendimentos da Rota Turística SM/Silveira Martins além de um grande número de Empreendedores do turismo regional. Destaco ainda que outras Prefeituras já foram contatadas e prontamente se engajaram no processo bem como diversas entidades. Posso estar fazendo alguma injustiça esquecendo de citar alguma outra instituição. Att. Gustavo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo