AssembleiaCâmara de VereadoresPartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaSegurançaTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Mais moções, CPI por uma assinatura, PPL na TV, atenção psicossocial, Sedufsm

* O sítio antecipou na tarde passada: falta só uma assinatura para que o requerimento de Werner Rempel seja, como diz o regimento da Câmara, seja automaticamente aprovado.

* O edil do PPL já contabilizava o apoio formal dos quatro vereadores do PT e de Marion Mortari, do PSD. Os tucanos devem reunir-se para decidir, mas a tendência é pela adesão.

* Do que se está falando: da instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito para tratar de responsabilidades públicas sobre a tragédia da boate Kiss, que matou 239 jovens. 

* Ainda havia a esperança de que os vereadores das bancadas governistas, ou pelo menos alguns deles, menos suscetíveis a pressões (que já estariam existindo) também apoiem.

* Ainda a propósito de Câmara, na madrugada passada escreveu-se, aqui, que foram três moções aprovadas na reunião da Comissão Representativa.

* Se fez a ressalva de que poderia haver mais, pois o conteúdo de vários requerimentos não tiveram o conteúdo expresso no material distribuído pelo Legislativo.

* O sítio recebeu o material, com os acréscimos devidos, em excelente trabalho da Assessoria de Imprensa do Legislativo.

* Assim, na verdade, não foram apenas três, mas seis. Metade do Dr Tavores (DEM), aqui registrados. E as demais da Dra Deili (PTB), de Admar Pozzobom (PSDB) e Marta Zanella (PMDB).

* Reduzido o  número de pacientes ainda internados em Santa Maria, a Força Nacional do SUS, retirou o comitê de crise da cidade, mas segue com a estrutura em Porto Alegre.

* Em função disso, a Prefeitura, via secretaria de Saúde,  estabeleceu a Força Municipal de Redes em Atenção em Saúde, que coordena todas as ações desenvolvidas em hospitais e unidades básicas de saúde da cidade.

* Isso, segundo nota da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, “não modifica em nada o serviço de acolhimento 24 horas do Núcleo de Atenção Psicossocial”.

* O trabalho é realizado no CAPS Caminhos do Sol.  E, até o dia 19, terça, foram realizados 1.072 atendimentos para os familiares das vítimas do incêndio, e para todas as pessoas que se sentem emocionalmente vulneráveis.

* O Caps Caminhos do Sol está localizado na Borges de Medeiros 1897. Os telefones o 3219 2333 e 9167 4026. O núcleo também dispõe de e-mail: [email protected].

* Segundo a coordenação do Núcleo de Atenção Psicossocial, para casos de internação, o HUSM continua sendo a referência em saúde mental, com 10 leitos de retaguarda para o Serviço de Acolhimento 24 horas.

* Política, de novo. Está recomeçando (já desde semana passada, salvo engano) o tempo de propaganda partidária no radio e na televisão.

* Os interessados podem conferir, nesta quinta, o programa do Partido Pátria Livre (PPL), do vereador Werner Rempel. São cinco minutos, em horário noturno. A partir das 8 no radio e das 8 e meia, na TV.

* Nesta quinta tem Assembleia Geral convocada pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM. A reunião inicia às 5 da tarde, no auditório da Sedufsm, na rua André Marques.

* O encontro tem como principal ponto de pauta a escolha de delegados da UFSM para o 32º Congresso do Andes-Sindicato Nacional, que ocorre entre 4 e 9 de março, no Rio de Janeiro.

Genil Pavan recebeu a comitiva dos três estados do sul. Tema: carvão (foto Tiago Dias)
Genil Pavan recebeu a comitiva dos três estados do sul. Tema: carvão (foto Tiago Dias)

* Representantes de entidades ligadas à área de mineração do Rio Grande, de Santa Catarina e Paraná estiveram, na tarde desta quarta, reunidos com o chefe de gabinete do deputado Valdeci Oliveira (PT), Genil Pavan.

* Eles vieram manifestar o apoio à Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho. Valdeci é o coordenador da Frente criada em 2011. As instituições, vários sindicatos dos três estados, estarão presentes na atividade do próximo dia 6 de março

* Nesse dia, no parlamento gaúcho, diversas entidades e especialistas da área se reunirão com os deputados para estabelecer um cronograma de ações para o ano. 

* O deputado Jorge Pozzobom se manifestou, nesta quarta, em Plenário e na Comissão de Cidadania e de Direitos Humanos, sobre o pagamento de salário ou pensão a policiais militares e civis feridos ou mortos em atos praticados como se em serviço estivessem.

* Conforme a legislação atual, quem se ferir ou morrer sem uso da farda, mas cumprindo seu dever, não têm direito aos mesmos benefícios que teriam se o fato acontecesse durante o expediente.

Pozzobom e a preocupação com policiais mortos fora do expediente (foto Divulgação)
Pozzobom e a preocupação com policiais mortos fora do expediente (foto Divulgação)

* Pozzobom citou o exemplo de um PM que morreu no ano passado após salvar a própria namorada de afogamento. Por ele não estar em expediente no momento da ocorrência, sua família não foi amparada por qualquer benefício.

* “O brigadiano exerce suas funções 24 horas por dia. Por que um brigadiano é lembrado quando salva alguém mesmo não estando em serviço?”, disse.

* E complementou: “todos comentam quando um brigadiano ou um policial civil evita assaltos fora de expediente. Este brigadiano que morreu salvou uma vida, então estava a serviço do Estado”, afirmou.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Caso o vereador Rempel queira ajuda posso organizar uma tabela listando o nome de todos vereadores, a hora que o Rempel apresentou o requerimento ppara cada colega de cãmara e a hora que o mesmo assinou.
    Seria bom ver quem respondeu de bate pronto e QUANTO os demais “pensaram”…
    já li aqui, depois que o sétimo assinar, os demais 14 irão entrar na onda.
    Para mim, hoje todos já sabem do requerimento, se não assinaram AINDA é porque não querem… terão que se explicar porque enrolaram… nós sabemos… infelizmente o povo esquece até a p´roxima eleição…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo