Câmara de VereadoresTragédia

TRAGÉDIA. Câmara amplia comissão que acompanha investigações com o ingresso de dois parlamentares

POR MAIQUEL ROSAURO

Assim como a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa, a Câmara de Vereadores também tem sua comissão para acompanhar as investigações sobre a tragédia na Kiss. Leia abaixo na matéria de Ana Bittencourt e Clarissa Barros, assessoras de imprensa da Câmara:

Câmara amplia Comissão que acompanha tragédia em SM

A Comissão Específica formada para acompanhar os fatos relacionados à tragédia de Santa Maria decidiu encaminhar pedido de informações ao Ministério Público e ao Corpo de Bombeiros. A Comissão, antes formada pelos vereadores Marcelo Zappe Bisogno, Cláudio Rosa e Daniel Diniz, foi expandida com o ingresso dos vereadores Coronel Vargas e Sandra Rebelato, conforme deliberação de reunião realizada nesta quinta-feira (14).

Ao Ministério Público, a Câmara solicita cópia integral do inquérito civil público e Termo de Ajuste de Conduta, vinculados à empresa Santo Entretenimento Ltda (Boate Kiss), contemplando o período de 2009 até a presente data. Ao Comando do Corpo de Bombeiros, o Legislativo requer os documentos existentes com relação ao alvará de prevenção e proteção contra incêndio acompanhado de todas as informações relacionadas aos atos administrativos que resultaram na liberação e na renovação de funcionamento do local.

Nesta sexta-feira (15), chega a Santa Maria a Comissão da Câmara dos Deputados, formada pelos parlamentares Paulo Pimenta, Jerônimo Goergen, Luiz Carlos Heinze, Nelson Marchezan Jr. E Pedro Uczai. Os deputados federais buscam identificar lacunas nas leis que possam ter contribuído para o ocorrido no dia 27 de janeiro. A Comissão do Legislativo santa-mariense, atendendo o convite do Deputado Pimenta, coordenador do grupo, estará presente nas audiências com o Corpo de Bombeiros (10h), prefeito Cezar Schirmer (11h30) e delegado Marcelo Arigony (15h).

O presidente do Legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno, reiterou que a Câmara está acompanhando o trabalho investigativo da polícia e analisando a legislação municipal referente à prevenção de incêndio. Posteriormente, tal análise será comparada com as leis estaduais e federais sobre segurança contra incêndio. “A Comissão está trabalhando em cima das leis, vamos tirar lições desta tragédia para que nunca mais aconteça”, enfatiza.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Infelismente a verdade não pode ser dita por doer muito mas vou pagar este fim de semana uma pagina inteira no jornal local e vou expressar tudo que disse aqui e foi retirado, vou provar que é verdade aqueles que sitei aqui são mesmo afiliados do nosso Dep. Federal. (NOTA DO SÍTIO – Bueno, se o leitor efetivamente pagar uma página nos jornais saberemos quem ele é. E também porque os comentários dele foram vetados. Aí, se ele cumprir mesmo o que prometeu, e os veículos correrem o risco que este editor não correu, porque não costuma acusar ninguém sem provas, todos saberemos).

  2. Na Assembléia Legislativa, o presidente Pedro Westphalen agiu com celeridade para destituir da presidência da Comissão o deputado Jorge Pozzobom, que pisou forte na bola ao esconder que havia advogado durante muitos anos para um dos proprietários da boate Kiss.
    Igualmente deveria ser destituído o deputado Valdeci Oliveira, por sua ligação direta com a política partidária local.

    Na Câmara dos Deputados, seria igualmente correto que fossem afastados de qualquer assunto relacionado à Kiss o deputado Paulo Pimenta – ligado a Santa Maria e concorrente derrotado à Prefeitura – e o deputado Pedro Uczai (PT/SC), que sofreu a perda de um familiar próximo na tragédia.

    Por fim, acho que a Câmara de Vereadores nem deveria formar Comissão alguma.
    Quando muito deveria acompanhar como “observadores” as ações desenvolvidas pela Polícia Civil e Ministério Público.

  3. Ética na política:
    A exemplo do nobre deputado estadual Jorge Pozzobom, desligando-se da Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa do Estado,
    os vereadores da comuna deveriam fazer o mesmo.
    Acredito que seria de bom alvitre os vereadores Coronel Vargas (Brigada Militar/ Corpo de Bombeiros – Estado) e Marcelo Zappe Bisogno (secretaria de Mobilidade Urbana – município) analisarem a possibilidade de estarem impedidos de compor a Comissão Específica municipal devido as relações de seus cargos recentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo