TRAGÉDIA. Com duas CPIs protocoladas, qual a que terá preferência? A de quem tem maioria: o governo
O editor não vai entrar no mérito. A opinião dele a respeito o leitor conhece desde o início da tarde desta terça-feira quando, de novo em primeira mão, o sítio deu conta da articulação política governista – que protocolou seu próprio requerimento de Comissão Parlamentar de Inquérito. E antes do mesmo ter sido feito pelos que, desde sempre, eram a favor da CPI da Kiss. Os detalhes, inclusive com os documentos, estão todos LÁ .
Dito isto, o que interessa é a informação. Conforme notícia PUBLICADA na tardinha de terça, pela versão online do Diário de Santa Maria, a questão toda – da duplicidade de requerimentos – será analisada, a pedido dos dois grupos, pelo procurador jurídico da Câmara de Vereadores, Robson Zinn. Que, no entanto, antecipou: “vou analisar o teor dos dois requerimentos que foram protocolados e, se constatados que os dois documentos são semelhantes, valerá aquele que foi protocolado primeiro (no caso, o da situação)”.
Assim, é possível afirmar, sem qualquer dúvida, que a tendência é valer mesmo o requerimento apresentado pelos governistas, na tardinha de segunda-feira – o outro foi protocolado na manhã desta terça. De outro lado, o que acontecerá?
A propósito, o editor conversou com o vereador Werner Rempel. E apurou que, embora existiria a possibilidade de contester a provável decisão no Judiciário (por conta de uma suposta inexistência de “fato determinado”), o mais provável, mesmo, é que a oposição, que tem direito regimental, participe, mesmo que em minoria, da CPI a ser criada. E contará com a fiscalização da sociedade e, especialmente, de familiares das vítimas – várias das quais, por sinal, fizeram comentários neste sítio.
A conferir.
Daqui a pouco vão colocar o Luiz Venâncio de presidente da CPI e o Robson Zinn de relator. Ai me cai os butiá do bolso
Leio estupefata neste site que o procurador da câmara é ao mesmo tempo presidente de um partido.
Não falta mais nada nesse circo de horrores.
Parece até aquele filme ” A colheita Maldita” Santa Maria está um palco de horrores.
Esse Luiz Venancio transpira “schirmer” por todos os lados…
O comentário do Guilherme trai sua posição partidária, ao atacar indevidamente uma vereadora que sequer se manifestou neste post.
Pergunta rasa como sua política, Dona Maria de Lourdes Castro. Já que não contribui com o debate ganharia mais ficando quieta.
Esses que aí estão ( na câmara e na prefeitura) foram eleitos por quem?
Leandro,
duvido muito que essa manobra, pra não chamar de golpe, não tenha tido, no mínimo, o aval do PMDB e certamente o Zinn sabia de tudo. Mas tens razão, o procurador não pode ser o presidente de um partido, a função dele como procurador não é ser um advogado do governo na Câmara! A Câmara de Vereadores deveria abrir concurso público para a vaga de procurador.
Eu, acho até que nosso cidade tem muita gente inteligente mas não o bastante para escolher melhor seus representante.
A Sandra Rebelatto ofende a inteligência do cidadão ao dizer que não sabia da existência da CPI. Menos doutora Sandra. Essa cidade tem vida inteligente fora dos limites do Legislativo
Duvido que o vereador Rempel tenha deixado seu pedido de CPI dentro do seu gabinete. Acredito que tenha feito circular, tenha apresentado aos seus pares… Acho que seria bom o vereador Rempel dizer como divulgou DENTRO da câmara a sua CPI. Na verdade seria função dele buscar as assinaturas. Quando eu não quero assinar algo, não saio atrás, mas não posso dizer que não sabia. Já se me pedem, me apresentam, eu poderei aceitar ou negar. Devemos saber se houveram as negativas. E no caso dos vereadores ela pode não ser PESSOAL, a apresentação pode ser feita nos gabinetes, para assessores, afinal eles ganham para isto. Caso algum assessor tenha sido comunicado do pedido de CPI e não tenha passado ao seu vereador, é problema do gabinete deste.
Participei do manifesto na Saldanha Marinho, ficamos entre o Palácio Rosa (Sede do executivo, do Gabinete do Prefeito) e o Antigo Fórum (hoje Casa de Cultura). Pelo horário acredito que o prefeito estivesse no seu escritório, não teria como não ouvir aplausos, buzinadas, apitos ou badaladas. Cada uma delas pedindo justiça. No outro lado da praça o antigo Fórum e no seu topo: “Summum jus, summa injuria”
Supremo direito, suprema injustiça
http://ambientualidades.blogspot.com.br/#!/2013/02/summum-jus-summa-injuria.html
L A M E N T Á V E L…
Não vamos ficar calados mesmo. Isso mostra o tipo de coisa que está acontecendo na Câmara. Duvido que a Sandra Rebelato não soubesse da outra CPI. Está na mídia. E outra, Zinn sabemos que está mais para Procurador Geral do PMDB do que da Câmara. Temos que ter como procurador lá alguém isento e não presidente de partido. Claro que ele cuidará dos interesses da sigla, afinal quem não quer um bom salário por mês como cargo de confiança desse porte. Não posso provar, mas acredito que ele sabia dessa jogada da bancada governista. Foi um tiro no próprio pé isso e eles vão perceber isso. Pessoa já estão se mobilizando na internet contra eles. Até apoiadores do mesmos ficaram chocados com essa atitude. Bom que aguentem as consequências agora. C
Vamos usar a força da internet e das redes sociais pra fazer uma vaquinha, juntar o dinheiro e instalar uma internet na casa da Sra. Sandra Rebelato, e quem sabe assinar um jornal pra Câmara?
Até meu cachorro sabia da CPI.
Essa notícia do diário contem a explicação oficial mais hipócrita que já fizeram nessa cidade. simplesmente vergonhosa