Câmara de VereadoresSanta MariaTragédia

CPI DA KISS. Às vésperas de depor, comandante dos Bombeiros vai à Câmara. E sobram elogios dos edis

Fuchs: “duras e severas críticas por terem feito o trabalho da melhor maneira possível”
Fuchs: “duras e severas críticas por terem feito o trabalho da melhor maneira possível”

Alvo de críticas, algumas delas bastante fortes, por parte da prefeitura, por conta da tragédia de 27 de janeiro, os principais nomes do 4º Comando Regional dos Bombeiros, como o comandante, coronel Moisés Fuchs, foram bastante elogiados nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores. Inclusive pelos edis governistas.

Fuchs, que deverá ser convocado a depor, nos próximos encontros, na CPI da Kiss, instalada no parlamento, e composta exclusivamente por integrantes da base do governo, esteve acompanhado do chefe do Estado Maior, major Gerson da Rosa Pereira. E ambos falaram na Tribuna Livre, se defendendo e lamentando as “duras e severas críticas”.

O comandante do CRB não é o único a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito. Já nesta quarta-feira prevê-se a presença de quatro secretários municipais: Ana Beatriz de Barros (Finanças), Miguel Passini (Controle e Mobilidade Urbana), Antônio Carlos Lemos (Gestão e Modernização Administrativa) e Anny Desconzi (Procuradoria Jurídica e Saúde).

Mas, e o que disseram os representantes dos bombeiros, e que motivaram, quase que na unanimidade, elogios dos edis? Confira no relato da assessoria de imprensa do Legislativo. O texto é de Clarissa Lovatto Barros, com foto de Carolina Bonoto. A seguir:

O espaço (da Tribuna Livre) foi utilizado pelo Comandante do 4º Comando Regional dos Bombeiros,  Coronel Moisés Fuchs, e pelo  Major Gerson da Rosa Pereira,  chefe do Estado Maior do 4º CRB. Moisés Fuchs  destacou que os Bombeiros estão sofrendo duras e severas críticas por terem feito trabalho da melhor maneira possível na tragédia de  27 de janeiro.  O Major Gerson Pereira afirmou que há 30 dias os bombeiros estão sofrendo calados com inúmeras inverdades. Acrescentou que os Bombeiros atuaram da  melhor forma possível no evento, que na história mundial não tem nada semelhante.   Explicou que a coordenação do cenário se baseou no sistema de comando de incidentes, ferramenta moderna de gestão. 

“Nos tratam como leprosos. Parece que não atuamos em nada”, afirmou. Em seu pronunciamento, ainda lamentou o fato de a CACISM não ter  comunicado oficialmente aos Bombeiros a saída do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM).  Esclareceu que em relação ao Funrebom, há um orçamento criado pelo Corpo de Bombeiros com possibilidade de o município repassar recursos ao Fundo, que até agora não foi feito.”

PARA LER A ÍNTEGRA DO RELATO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA, INCLUSIVE A PALAVRA DOS EDIS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Importante que se diga que quem vai apurar a conduta dos Bombeiros Militares é o Inquérito Policial Militar. Esta investigação da Polícia Civil vai ser, obrigatoriamente, encaminhada á Justiça Militar, pois competente para processar e julgar os Bombeiros Militares.

    Cumprimos as exigências de lei quanto a concessão do Alvará dos anos de 2009 e 2011. Neste período várias mudanças forma feitas internamentee competiria a prefeitura providencias preliminares, dentre elas informar o Corpo de Bombeiros já que haveria alteração de espaços e consequentemente nas exigências normativas, basta olhar o código de obras e edificações do municipio. Quanto aos Bombeiros com empresa, nã há qualquer proibição e se for levar “ao pé da letra” a dedicação exclusiva muita empresa de segurança vai fechar e muitos estabelecimentos ficarão sem segurança. Quanto ao episódio da cafeteira, Academia e carro para o Comandante não há o que esconder e vamos solicitar novamente. A cafeteira é para a tropa ter uma qualidade de vida em seu local de trabalho. A academia é para manter as condições fisicas dos militares e o carro do Comandante se impõe, poiso seu se trata de um vectra 1997, oriundo do policiamento da capita e sem qualquer segurança de tráfego. Há algum problema em um Oficial em que o estado investiu uma fortuna ter sua segurança preservada? Francamente, façamos justiça e se diga a verdade.

  2. Quem atendeu foi o CORPO DE BOMBEIROS. a instituição, é ela quem PODE ser responsabilizada.
    Internamente o orgão vai ver responsabilidades, tomar providencias, promover sanções…
    Os chefes responderão pelas suas responsabilidades.
    Em paralelo a policia e MP definem e decidem se alem dos orgãos irão acusar pessoas físicas com embasamento LEGAL.
    O que me impressiona é a falta de providÊncias INTERNAS, em paralelo a investigação criminal.
    Periga eo Schirmer nem conheceu AINDA os fiscais envolvidos, seus chefes… tenho particular implicância com os chefes dos fiscais, gerentes, diretores,… que estão abaixo do secretário e acima dos CONCURSADOS. Quem são eles? Por que não revisavam(ram) o trabalho de seus subordinados? Eles tem capacidade ou capacitação para tal? Ou são apenas CCs politicos que penduram casacos e saem para tomar café. Queria saber a hierarquia dentrod a prefeitura, nos bombeiros é fácil descobrir, pois tem isto bem definido por patentes e chefias definidas. Quem souber como se descobre o organograma da Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana, por favor `nos dê a dica.

  3. Eu de fato tenho RESPEITO pelos “Verdadeiros Bombeiros”,…aqueles que estão na “Linha de Frente”,…arriscando a vida (para SALVAR a de outros),…agora;…não posso ter o mínimo de respeito;…a quem se utiliza de seu cargo para obter uma vantagem ou um “acréscimo” a seus vencimentos (caso dessas “empresas” pertencentes a bombeiros da Ativa). Bombeiro é “Carreira de Estado”;…deveria ser “Dedicação Exclusiva”;…renumerem-os BEM (assim como os Brigadianos e Professores), os “reequipem bem” (dando-lhes estruturas físicas decêntes, além de equipamentos modernos e eficiêntes)…e eles literalmente “Vestirão a Camisa”, e não precisarão fazer “bico” por fora.

  4. Estou contigo Jaci, quem trabalhou la não tem culpa se ao em vês de comprar material compram carro de 70 mil e cafeteira de 11, não é eu que estou dizendo culpem a RBS, e quanto ao evento estão desviando o foco, a pergunta que não quer calar é qual o motivo que deixaram a boate aberta com o alvara vencido, pois se tivesem cumprido a lei nada disso teria acontecido, portanto quem tem que pagar e quem deixou isso acontecer, agora não me perguntem quem foi a policia deve dizer.

  5. Eu não critico os bombeiros (pessoas) que estiveram na Kiss na madrugada de 27. Podem ter comeitido erros, permitindo a entrada de pessoas. O que se critica é a falta de pessoal, de equipamentos e treinamento para evento do porte atendido. A concessão de alvará de maneira irregular, sem documentação mínima, de ter empresa de bombeiro atuando na cidade (eles não deveriam ter dedicação exclusiva?).
    Paguem bem aos bombeiros e eles não teriam que fazer bico, bem como se vê brigadianos servindo de segurança.
    Chega de ver coisa errada. Antes de chorar façam uma revisão do que se tem, entreguem documento aos vossos chefes e listem o que falta (até cafeteira e cortina) e digam o que podem fazer com o que se tem hoje. Publiquem os pedidos, divulguem as condições e terão apoio da sociedade.
    Quem colocou o nariz na porta da Kiss na madrigada do dia 27 tem meu respeito, mesmo com erros de procedimentos (deixar civis entrar,…) quem errou vai responder. Caso alguem tenha estimulado a civis entrarem, terá que ser instruido. Imagino o desespero na situação e consigo entender certos erros. Por mais treinado que um profissional esteja, ele pode errar. Quantos cometemos erros em situações bem menos stressantes.
    Jaci & Cia tem sido crítico feroz de muita coisa, especialmente esta filosofia de empurrar responsabildiades a outros, como forma de desvira erros. Analisem vossos erros, auditem, investiguem e punam internamente, só assim resgataremos a confiança em instituições. Não façam como certo polpitico que mesmo depois de quase 2 meses, ainda se permite dizer que não sabe. Pode até dizer que não sabia, mas HOJE, não saber é incompetência. Incompetência no mercado de trabalho se pune com demissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo