CPI DA KISS. Se reunir sem aviso prévio à população, além de “pegar mal”, já começa a provocar indignação
Com todo o respeito aos edis que compõem a Comissão, todos pessoalmente íntegros e com sua história política. Mas o fato é que antecipar, sem aviso à comunidade, reunião de CPI que interessa a todos, pegou mal. Mais que isso: deu a nítida ideia de covardia para enfrentar o óbvio. Isto é, que deve trabalhar.
Ainda mais: em vez de se “recuperar”, marcando a próxima reunião já para segunda-feira, manteve o calendário até a próxima quinta. Uma semana. O pretexto (sim, pretexto) é que não recebeu o inquérito da polícia. Isso não convence nem as bonitas pedras portuguesas da avenida (suja, hoje) Rio Branco.
Começa a ficar cada vez mais nítida, o que é lamentável, a impressão de que a CPI foi feita mesmo apenas para nada apurar. Gostem ou não os edis, não há discurso que convença do contrário. Ah, só que agora a pressão deverá se intensificar. Da oposição no Legislativo, e de forças externas ao parlamento, mas que também são parte integrande da sociedade e interessadas no trabalho da Comissão. E que começam a demonstrar indignação.
Sobre isso, inclusive, vale conferir o material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, uma das entidades que participa de fórum de acompanhamento das investigações. O texto é de Fritz R. Nunes. Acompanhe:
“Kiss: vereadores da oposição vão pressionar CPI
Os vereadores do bloco de oposição na Câmara de Vereadores de Santa Maria devem aumentar a pressão em cima dos componentes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que é presidida por Maria de Lourdes Castro (PMDB), tendo ainda como relatora, a vereadora Sandra Rebelato (PP) e como vice-presidente, Dr. Tavores (DEM). O líder da oposição, vereador Werner Rempel (PPL), que participou da reunião ao final da manhã desta quinta, juntamente com Daniel Diniz (PT) e Admar Pozzobom (PSDB), afirmou à Sedufsm que, no início da próxima semana, o bloco parlamentar deverá apresentar um ofício aos membros da comissão com as sugestões das próximas pessoas a serem ouvidas nas oitivas.
Nesta quinta, durante a reunião que foi antecipada para o final da manhã ao invés de ocorrer às 14h, sem que houvesse uma divulgação pública, a CPI em nada avançou. Conforme relato de José Luis Zasso e Alex Monaiar, da diretoria do DCE, os membros da comissão justificaram que, devido ao fato de não terem tido acesso oficialmente ao inquérito produzido pela polícia civil, preferiam não estabelecer as próximas convocações, o que deverá ocorrer somente na reunião ordinária da próxima quinta-feira. Os vereadores da comissão também teriam alegado que ofícios encaminhados a alguns órgãos não tinham sido respondidos.
Para o vereador Werner Rempel, a CPI não precisa ficar esperando o resultado do inquérito. Segundo ele, o trabalho dos vereadores é ir além, discutindo e investigando as correlações políticas em todo o processo que culminou na tragédia. “O objetivo da CPI deve ser de enriquecer o trabalho e não repetir o que foi investigado pelo inquérito policial”, argumenta o parlamentar…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
CPI fajuta, não vai dar nada, tudo vai virar pizza, integrantes desta falcatrua não tem condições de julgar ninguém e sim defender o Schirmer nada mais ou estou errado?
Concordo com Jaci Borreau, afinal a Câmara de Vereadores não tem uma Assessoria de Imprensa que trata de informar o que acontece naquela casa? Ou será que esta assessoria só informa o que lhe interessa? Uma mudança nos horário da casa deveria ser, no meu ponto de vista, algo que interessa a toda a cidade, ou não?
(NOTA DO SÍTIO – mais uma vez sou obrigado a intervir. Sei que não há intenção alguma da leitora, como de outro, anteriormente, mas é preciso que se diga que o assessor de imprensa, de qualquer organismo, seja privado ou público, não é o dono da informação. Esta é da organização privada ou do ente público que os dirige. No caso específico da Câmara de Vereadores, os assessores – e não tenho procuração alguma para defendê-los, apenas exponho uma realidade – só podem informar aquilo que lhes informaram. Portanto, imputar responsabilidade à assessoria é um equívoco. Se nada foi informado, e não foi, isso decorreu da decisão DOS VEREADORES, e não dos jornalistas da Casa.)
E o comandante, do Legislativo???, falta de Atitude é o minimo que se pode dizer.
Sr. Jaci, seja quem for que está por trás desse pseudônimo, nunca me pareceu ingênuo.
Ora, a Sra. Maria de Lurdes vai proteger quem pagou a multa ( ingresso) pra ela entrar na câmara.
Vou dar uma sugestão aos enroladores públicos que se dizem integrantes de uma tal cpi ,comecem investigando o sumiço do tal documento,que a policia teve quer ir buscar com ordem de busca e apreensão na prefeitura,já que o chefe nem isto quer saber….
Para ler o relatório final da Polícia Civil, com 13.000 páginas, os promotores perderam(ão) final de semana e feriado, contam com ajuda de profissionais e estagiários e se dedicam apenas a este processo.
A CPI merece ganhar o relatório final, para consulta, porem com o resumo de cento e poucas páginas vendo quem foi indiciado e quem nao foi, jã tem bastante coisa para começar… depois usam o documento completo para apoio.
Teremos dias de irritação pela frente, vendo pessoas pagas com NOSSO dinheiro enrolando, desviando,… tudo para proteger um correligionário, uma parceiro de campanha,… não fico triste por isto, pois tristeza sinto pelas vidas perdidas e familias afetadas.
Sinto nojo, indignação, raiva, … das manobras podres que fizeram e ainda irão fazer.
A veradora Maria de Lourdes PAGOU (multa) para entrar na câmara. Agora protege seu chefe.
Minha raiva nunca enveredaria para violência, pelo simples fato que sou higiênico e nunca sujaria minhas mãos. NOJO!
A investigação política da maior tragédia já vista pela nossa geração é comandada por vereadores que têm um único objetivo: livrar de qualquer culpa a Prefeitura, sobretudo, o chefe do Executivo.
Ridículo, absurdo, revoltante, vergonhoso.
CPI,quer dizer Comissão de Políticos Inúteis……e se estou exagerando mostrem o trabalho realizado até aqui…
cpi “chapa branca”…esperam alguma coisa dela senão fugir do problema ?
Tinha decidido tirar a sexta-feira santa para descanso, mas para não perder o hábito dei uma espiada aqui no site e embrulhou-me o estômago ler que os INTEGRANTES da CPI alegaram não ter tido acesso ao relatório oficial.
Além de todos os adjetivos que se possam atribuir a esses edis acrescento mais um: São IRRESPONSÁVEIS.
Eu que sou uma simples cidadã, tive acesso e li o relatório ainda no sábado dia 23. O que impediu os parlamentares, com muito mais recursos do que eu, também tivessem lido?
até onde sei, e acompanho a muito tempo política, a alteração no horário de funcionamento da Câmara e de suas Comissões deve ser autorizado pela Mesa Diretora e publicado para conhecimento da população. O Dr. Robson fez papel de guri de recados, a mando do seu partido (PMDB) e foi dar explicações. Acho que ficou pior, eles deveriam ter ido se esconder debaixo da mesa do prefeito e ficar bem quietinhos. Desculpem o desabafo, mas essa CPI já foi criada com um saco de mentiras pendurada, e ainda por cima estão fazendo de bobo as famílias que já estão mais que sofridas.
Um alerta importante, todos estão cansados das desculpas esfarrapadas dessa comissão. Li a entrevista da Vereadora Maria de Lourdes e ela respondeu exatamente igual ao que o governo vem argumentando, ou seja, se o governador Tarso não é culpado o Schirmer também não é. Isso é uma idiotice sem tamanho, são instâncias de poder muito diferentes. Chega de frescura, façam o trabalho que se propuseram e mostrem prá sociedade que todos estavam errados, que vocês não são comandados por ninguém, que vocês são representantes do povo de verdade.
Em mim esta CPI criou indignação na sua origem. A esperança era que os trabalhos pudessem anular o sentimento negativo. Até agora só fomentaram.
Pela notória dificuldade destes vereadores em lidar com a dimensão da responsabilidade que chamaram para si é incompreensível que insistam em manter somente uma sessão semanal. Penso que deveriam ser no mínimo duas sessões e mantenho a sugestão de que os delegados responsáveis pelo inquérito sejam os próximos convidados à depor.
Um desrepeito ao cidadão e, principalmente, aos familiares….todos eles, nao basta dizer que avisaram alguns, a associação..
tem que ser para TODOS
Lamentável. O modo como foi constituida essa cpi, já é previsível q. terminará em pizza; aliás já começou assim! No afã de isentar os amigos.
Quebra ee decoro parlamentar…esta Cpi vai dar.