AssembleiaCâmara de VereadoresCampoCinemaCongressoCulturaEconomiaEstadoMulherPolíticaSanta MariaTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Assembleia, colheita da soja, juventude, dívida dos estados, foto e mulher, cinema

* Nova audiência pública, na Assembleia, da Comissão Especial de Revisão e Atualização de Leis contra Incêndio. Será nesta segunda, a partir das 5 e meia da tarde.

* Os convidados desta segunda serão ministro (e engenheiro civil) Marcelo Crivella e o representante do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, engenheiro Melvis Barrios Júnior. Meia hora antes, a Comissão realiza reunião.

Abre a colheita da soja, em safra de mais de 11 milhões de toneladas (foto Caroline Bicocchi)
Abre a colheita da soja, em safra de mais de 11 milhões de toneladas (foto Caroline Bicocchi)

* Começou sábado, oficialmente, a colheita da soja no Rio Grande do Sul. Foi em Tupanciretã, em SOLENIDADE com a presença do governador Tarso Genro.

* Este ano, devem ser colhidas entre 11 e 12 milhões de toneladas, representando o dobro do volume da safra anterior.  “Nós tivemos uma queda no crescimento, no ano passado, em função da estiagem. Este ano será ao contrário”, festejou Tarso.

* O Estatuto da Juventude é o primeiro item da pauta da próxima reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), na quarta-feira, no Senado.

* Além de instituir normas específicas destinadas à proteção dos direitos dos jovens, o PLC 98/2011 estabelece os princípios e as diretrizes das políticas públicas para esse segmento da população.

* O único ponto em que há divergência é a abrangência. Pelo projeto aprovado na Câmara dos Deputados, a faixa etária vai de 15 a 29 anos, mas há quem defenda que seja de 18 a 29.

* O relatório aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), no fim do ano passado, manteve esse ponto sem alteração.

* Também no Senado, a Comissão de Assuntos Econômicos realiza, nesta segunda-feira, audiência pública para debater a dívida dos estados e municípios brasileiros.

* O tema principal é a troca do índice utilizado para corrigir as dívidas junto à União. A mudança é uma antiga reivindicação de governadores e prefeitos, com apoio de parlamentares.

* Já tramita na Câmara projeto apresentado pelo Executivo para corrigir distorções causadas por mudanças na economia. Os critérios atuais podem elevar a dívida em mais de 20% ao ano.

* Nos dias 5 e 6 de abril, no Auditório do Centro de Ciências Rurais da UFSM, no campus, em Camobai, acontece o evento “Movimento pela paz Sepé Tiaraju”.

* O objetivo dos organizadores é propor “ações para valorização da educação como instrumento de desenvolvimento humano e social e para a construção de uma cultura de paz.”

* A V Semana Municipal da Mulher – “As conquistas e desafios não podem parar…” promove a exposição “Mulher Gaúcha – Força e Beleza”, da fotógrafa Karla Spall.

* A mostra, que está no térreo do Royal Plazza Shopping, é composta por fotos que retratam a harmonia da mulher gaúcha com o campo e os animais.

Exposição de fotos no Royal Plazza homenageia a mulher gaúcha (foto Carolina Bonoto/AI.CV)
Exposição de fotos no Royal Plazza homenageia a mulher gaúcha (foto Carolina Bonoto/AI.CV)

* Trabalhando há 15 anos na profissão, Karla é especializada em foto-animal. O projeto que deu origem à exposição começou em razão da paixão da artista pela fotografia e por animais, especialmente cavalos.

* “A ideia inicial foi proporcionar às famílias que criam animais serem fotografadas no ambiente em que vivem. Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher e o convite para a exposição, escolhi o tema da mostra”, disse a fotógrafa.

*  As fotos foram tiradas em propriedades rurais da região da campanha e da região central do estado. Ah, a mostra pode ser visitada até 4 de abril, das 10 da manhã às 10 da noite.

* A V Semana Municipal da Mulher é realizada pela Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, Coordenadoria da Mulher e Conselho Municipal da Mulher/SM.

* Para encerrar o ciclo “Volta às aulas”, o Cineclube Lanterninha Aurélio exibe, nessa segunda, três filmes gaúchos. A ideia é fechar o mês com as homenagens ao Dia do Cinema Gaúcho, comemorado no dia 27 de março.

* Serão exibidos: Dolores, de Jalil Deguer; Rock & Roll, de Luiz Fernando Rodrigues; e Tango, uma paixão, de Saturnino Rocha.

* A sessão tripla começa às 7 da noite, no auditório da Cesma (rua Professor Braga 55). A entrada é gratuita.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo