NA REDE (3). Com Helen, eram poucos seguidores no Twiter. Mas muito elevado o índice de reciprocidade
Segue o terceiro texto, produzido a partir do trabalho de conclusão do curso de Relações Públicas da UFSM, da agora profissional Patrícia Koefender. O primeiros foram publicado quarta-feira (AQUI) e ontem (AQUI ). Agora, há a análise específica da candidata Helen Cabral (PT). Que, como você poderá conferir, seguia a quase totalidade de seus seguidores no Twitter. Mas eles eram muito poucos, se o número for comparado, por exemplo, com Schirmer. Acompanhe:
“A candidata Helen Cabral no twitter
Por Patrícia Koefender
O perfil oficial da candidata no twitter possuía 81 seguidores, dos quais 73 possuíam reciprocidade na relação, ou seja, seguiam e eram seguidos pelo perfil “Campanha Helen Prefeita”. Esta é uma proporção bastante elevada e pode ser consequência do fato do perfil ser especificamente da campanha (e não um perfil pessoal utilizado para a campanha, como foi o caso do candidato Cezar Schirmer), de maneira que o ato de “seguir de volta” é visto como reconhecimento do apoio oferecido pelos seguidores.
Dentre os seguidores do perfil oficial da campanha de Helen Cabral encontramos um número muito reduzido de usuários que se declararam parte da mídia (jornalistas, radialistas, blogueiros, perfis de jornais, revistas, emissoras de TV e rádio, etc.), apenas cinco perfis. Do restante dos seguidores, 13 se declararam politicamente ativos (militantes, candidatos, vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores, órgão do governo, etc.), um número ainda muito reduzido se comparado ao total de 81 seguidores.
O baixo número de seguidores envolvidos com atividades da mídia revela que o perfil da candidata não se constituía como fonte de informações noticiosas para muitos dos veículos. Já a baixa ocorrência de perfis ligados à política podia ser resultado da ascensão relativamente recente da candidata, mas poderia indicar também um desinteresse dos outros integrantes do campo político.
Importa ressaltar que o relacionamento entre o perfil da candidata e os perfis dos outros usuários envolvidos na cena política se mostrava realmente uma relação recíproca e conversacional, demonstrando tanto apoio, quanto engajamento. Este tipo de relação tem um valor muito mais elevado do que a relação meramente associativa, pois revela um engajamento real e transparece para os outros seguidores a veracidade do apoio.
A análise dos perfis seguidos pela candidata, a fim de entender as conexões e os interesses das mesmas, revela que Helen Cabral seguia muitos perfis por uma questão reciprocidade, de aproximação com os eleitores, sendo a maioria dos perfis, de usuários que não se declararam nem parte da mídia nem parte da esfera política. Os outros usuários seguidos são principalmente do cenário político, restando apenas 19 perfis seguidos que se declararam parte da mídia.
Esses dados vão ao encontro dos dados acerca dos seguidores da candidata, onde a mídia também possuía poucos representantes, demonstrando que a relação da candidata com a mídia ainda não era tão consolidada. Sua relação com os demais atores do campo político reiterava a proximidade e diálogo com seus apoiadores, sendo este um ponto bastante positivo da rede de relações da candidata.”
AMANHÃ: a relação do então candidato Jorge Pozzobom com o Twitter
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