Câmara de VereadoresEconomiaEducaçãoEstadoPolíticaPrefeituraSanta MariaSaúdeSegurançaTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Memória das vítimas, livro na Unifra, Valdeci e BM, CRE e ‘tablets’, Dia da Saúde…

* Não fosse isso, e os discursos na tribuna, que podem sempre levar a um bom debate, e nada de relevante seria apreciado pela Câmara de Vereadores, na sessão desta quinta.

* Isso o quê? O projeto 7878/2013, que entra em discussão (e deve ser votado na próxima terça), autoria do tucano Admar  Pozzobom, e que torna 27 de janeiro o “Dia em Memória das Vítimas da Tragédia da Boate Kiss”.

* Se aprovada a proposta, o Dia entra no calendário oficial do município. Ah, se estiver interessado em conhecer o restante da Ordem do Dia, leia o Boletim Legislativo 13/2013.

Trio de edis vistoria locais com problemas de trafegabilidade (foto Clarissa Lovatto Barros/AI.CV)
Trio de edis vistoria locais com problemas de trafegabilidade (foto Clarissa Lovatto Barros/AI.CV)

* Por falar em edis, Pozzoboom, Daniel Diniz e Paulo Denardin, que integram a Comissão Especial da Trvessia Urbana, estiveram nesta quarta, em locais considerados “com problema de trafegabilidade”.

* Entre os locais visitados pelo trio esteve a estrada José Figueira, no cruzamento com a RST 287, onde se constata grande fluxo de caminhões e veículos leves.

* Segundo o empresário Darci Figueira, a elevação na estrada, na proximidade da intersecção com a rodovia estadual, faz com que as carretas transportando acima de trinta toneladas circulem em velocidade reduzida, o que provoca demora no trânsito.

* “Tenho medo que um dia aconteça acidente mais grave”, afirmou Darci, informando que entre 50 e 90 caminhões passam por dia na estrada.

* A Comissão irá solicitar ao DAER colocação de redutor de velocidade, bem como a conversão ao centro da pista para melhorar a trafegabilidade no local.

* Os vereadores também foram aos acessos à Vila Maringá ao Residencial Moradas, ambos às margens da RST 287.

* Docentes, técnico-administrativos e estudantes da UFSM, em conjunto, através de suas entidades representativas, informa o sítio da SEDUFSM, promovem na quarta, 10 de abril, um seminário.

* Vão debater os impactos da criação, pelo governo, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e seu trabalho de gestão junto aos Hospitais Universitários (HUs).

* O evento, que acontece das 8 e meia da manhã ao meio dia, também servirá para o pontapé inicial do plebiscito sobre a Ebserh na UFSM. Também participam do encontro, representantes da reitoria, direção do HUSM e membros do Conselho Universitário.

* Com o tema Análise da política econômica dos governos Lula e Dilma, o Curso de Economia da Unifra realiza nesta quinta-feira sua aula inaugural do semestre.

* A palestra será proferida pelo professor José Maria Pereira, às 7 da noite, no Salão Acústico do Prédio 14, no Conjunto III, Rua Silva Jardim, 1175.

* No evento também acontece o pré-lançamento do livro “Economia Brasileira Contemporânea – análise da política econômica dos governos Lula e Dilma” organizado por Pereira.

* A edição faz parte dos festejos dos 10 anos do curso de Economia e reúne textos dos professores que compuseram o quadro de pesquisadores do Índice do Custo de Vida de Santa Maria – ICVSM.

* Com o objetivo de reforçar ações policiais e a prevenção e combate a incêndio, o governador Tarso Genro entregou nesta quarta, na capital, seis viaturas e três caminhões à Brigada.

Tarso e Valdeci, na entrega dos veículos à Brigada (foto Caco Argemi/Palácio Piratini)
Tarso e Valdeci, na entrega dos veículos à Brigada (foto Caco Argemi/Palácio Piratini)

* O total do investimento é de R$ 1,4 milhão, oriundo da Participação Popular e Cidadã. O deputado Valdeci Oliveira, líder do governo na Assembleia, acompanhou o ato em frente ao Palácio Piratini.

* O governador repassou dois caminhões para as unidades do Corpo de Bombeiros de Santana do Livramento e de Encruzilhada do Sul.

* Também entregou uma ambulância-resgate para o município de Horizontina; e seis caminhonetes destinadas a Passo Fundo, Erechim, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sananduva e Estrela. ”

* “O Governo trabalha para recuperar a estrutura e os investimentos em segurança, sem deixar de lado a questão dos recursos humanos”, disse Valdeci.

* “Estamos valorizando também os servidores da área”, comentou o parlamentar. Em dois anos de governo, “já foram comprados 19 caminhões de bombeiros”.

* A 8ª Coordenadoria Regional de Educação, via Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e pelo Programa “RS Mais Digital”, promove formação dos professores quanto ao uso dos “tablets” e a sua entrega.

* As atividades do NTE iniciam em 15 de abril e se estendem até o final do mês de junho. Nesta primeira fase serão quatro horas de formação aos 998 professores de 66 turmas nas escolas de abrangência da 8ª CRE.

* Primeiramente os docentes efetivos e regentes do Ensino Médio Normal, Médio Politécnico e do Médio/Técnico e um coordenador pedagógico da escola receberão os tablets.

* As outras localidades que contarão com polos de ensino para o uso do equipamento serão São Sepé, Júlio de Castilhos, São Pedro, São Vicente, Cacequi, Jaguari e São Francisco de Assis.

* Para marcar o Dia Mundial da Saúde (oficialmente 7 de abril), a Prefeitura, via secretaria da Saúde promove Caminhada, que acontecerá no próximo sábado, dia 6.

* A concentração será às 8 e meia da manhã, na Gare da Viação Férrea, com saída às 9h, em direção à Praça Saldanha Marinho. A atividade, segundo os coordenadores, busca conscientizar a população para a construção de hábitos saudáveis no cotidiano.

* Na Praça Saldanha Marinho haverá uma tenda que irá orientar a comunidade sobre hábitos alimentares saudáveis, controle de peso, atividades físicas e verificação de pressão arterial.

* Segundo uma das coordenadoras, a enfermeira Elenir Anversa, do Núcleo de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, a caminhada é aberta a todos e também irá contar com a participação das escolas do município, grupos de diabéticos e de hipertensos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo