Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Dia seguinte (2). Quem disse que a Câmara dos Deputados voltará ao batente? Na-na-ni-na-não!

Faz três semanas que não se vota absolutamente nada, na Câmara dos Deputados. Os partidos da base governista faziam (tão legitimamente quanto a oposição, quando tomava a mesma atitude) obstrução. Ou, noutra palavra, não davam quorum mínimo para apreciar qualquer matéria. Ficavam só no discurso, e saiam do plenário quando se anunciava o início do período de deliberação.

 

A justificativa: se votassem qualquer uma das seis medidas provisórias (talvez sejam até mais, neste momento) esta iria para o Senado e, imediatamente, trancaria a pauta da outra Casa do Congresso, impedindo, portanto, a votação da Proposta de Emenda Constitucional que prorrogava a CPMF.

 

Então, por que agora, diz-se, a obstrução continuará? Simples: embora tenha negado votos para manter o “imposto do cheque” até o fim de 2011, os senadores, por larga maioria, aprovaram a chamada Desvinculação dos Recursos da União (DRU). Por ela, veja só, o governo pode remanejar recursos do orçamento, até o limite de 20%, sem qualquer consulta ao parlamento. Parênteses: em números, o Senado negou R$ 40 bilhões de arrecadação e, ao mesmo tempo, permite que o governo use, como quiser, até R$ 260 bilhões por ano. Fechar parênteses. Como ainda falta o segundo turno, que só acontece na próxima semana, segue a necessidade de impedir que as MPs sejam votadas. Afinal, se elas forem ao Senado, tranca tudo. E a DRU também vai para o beleléu.

 

Resumo da ópera: nada mais se votará na Câmara dos Deputados em 2007. Só em fevereiro de 2008. E aí, bem, tem a PEC que aumenta o  número de vereadores (sim, tem quem acredite que seja possível), pelo menos dois projetos de lei em regime de urgência e as, naquela altura, mais de meia dúzia de MPs para ser apreciadas. Só no ano que vem. E ponto.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui  a reportagem “Base aliada pode manter obstrução por causa da DRU”, de Paula Bittar, da Rádio Câmara, distribuída pela Agência de Notícias da Câmara dos Deputados.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo