Arquivo

45 anos do golpe. Para os saudosos da “democrática”, na qual “não havia corrupção”, leia esta

Como falar (e escrever) que a liberdade havia seria uma afronta, muitos saudosos do regime ditatorial implantado em 1964 pelos generais (e muuita gente boa civil que agora esqueceu disso), sobra a história de que “naquela época não havia corrupção”.

 

O fato é que os jornais, agora, salvo honrosas exceções (das quais não lembro nenhuma), esqueceram a data – como aconteceu com os nossos vereadores santa-marienses, por exemplo. Mas, como eu próprio publiquei na coluna Observatório, aqui, nãããão.

 

Não sou, porém, o único. Notadamente sobre a questão da corrupção, leia o que escreve o veterano jornalista (e que viveu aqueles tempos dentro de uma redação) Carlos Brickmann, hoje consultor, e que é o titular da seção “Circo da Notícia”, no sítio especializado Observatório da Imprensa. A seguir:

 

“ECOS DA DITADURA – Os bons tempos que nunca existiram…

 

…Um exemplo bobinho, mas que exemplifica como os homens do poder, na época da ditadura, viam o patrimônio público: no governo havia muitos gaúchos, que jamais se acostumaram à carne de gado zebu servida em Brasília. Para seus churrascos, mandavam aviões da FAB buscar no Rio Grande do Sul a nobre carne de gado europeu, tudo pago com nosso dinheiro. Outro exemplo bobinho: em certas grandes obras, cobradas pelo sistema CLD (custo, lucro, despesa), algumas empresas estimulavam os empregados a gastar o máximo possível, pois com isso seu lucro, uma porcentagem dos custos, seria muito maior. Ninguém comprava um livro caro: era muito mais barato xerocá-lo e jogar o custo na obra.

 

Este colunista trabalhou na imprensa em toda aquela época. Aos leitores, ouvintes, espectadores, internautas que defendem o retorno ao passado, uma lembrança: não foi uma boa experiência. Para os meios de comunicação, que ecoam todas as más notícias, sejam reais ou não, também não foi uma boa experiência: mesmo para os que ganharam dinheiro e prestígio, censura é uma coisa terrível…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens e artigos produzidos e publicadas pelo Observatório da Imprensa, sítio especializado em comunicação.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo