EconomiaPrefeituraSanta MariaTecnologia

TECNOLOGIA. Via Adesm e Tecnoparque, a cidade pretende concorrer a recursos do Governo do Estado

Na reunião, além de Adesm e Prefeitura, também outras instituições que podem contribuir
Na reunião, além de Adesm e Prefeitura, também outras instituições que podem contribuir

O Governo do Estado lançou um edital que receberá projetos dos Parques Tecnológicos interessados em recursos para seu desenvolvimento. Santa Maria está na parada, para o seu Tecnoparque. Ou pretende estar, ao menos.

Isso tudo foi motivo de encontro realizado nesta segunda-feira, convocado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), e do qual participaram várias figuras que podem ser protagonistas no processo, inclusive o prefeito municipal Cezar Schirmer.

Para saber mais do encontro, e do próprio edital, acompanhe material produzido pela assessoria de comunicação da Adesm. O texto e a foto são de Marielle Flôres. A seguir:

ADESM reúne instituições para debater edital do PGTec

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 22, uma reunião para debater a participação do Santa Maria Tecnoparque no Edital do PGTec do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O encontro, que foi articulado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e pelo Santa Maria Tecnoparque, reuniu representantes do Centro de Instrução de Blindados, do Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação, da Universidade Federal de Santa Maria, do Centro Universitário Franciscano, do Centro Software, da Santa Maria Design House, além do Prefeito Municipal, Cezar Schirmer.

Na ocasião, o Diretor Presidente da ADESM, que também é Diretor Financeiro do Santa Maria Tecnoparque, Vilson Serro, destacou o objetivo principal deste primeiro encontro e reforçou a importância de se realizar um trabalho integrado em busca do desenvolvimento do Município:

– Estamos unindo forças não só pelo Parque Tecnológico. Estamos buscando o desenvolvimento de Santa Maria e região através de ações conjuntas que visam o fortalecimento de nossos vínculos junto as instituições que fomentam os potenciais polos do nosso Município, como o Polo de Defesa e do Conhecimento.

O Edital nº.02/2013 da SCIT para Parques Tecnológicos

O Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, foi o responsável por apresentar o edital nº. 02/2013 da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. Segundo Diogo, o objetivo principal do projeto é apoiar ações dos Parques Científicos e Tecnológicos do RS, que visem ao desenvolvimento regional e ao incremento econômico e social, promovendo o aumento do emprego e da renda.

Para ser contemplado, o Santa Maria Tecnoparque precisa atender alguns requisitos, como observar os Eixos Temáticos do Programa RS Tecnopole, que compreendem o desenvolvimento científico e tecnológico regional, articulação e inclusão digital, promoção de setores estratégicos e fomento à inovação, entre outros pontos.

Segundo Diogo, a proposta inicial é reunir estas instituições para buscar soluções que contribuam com a concretização do Parque Tecnológico:

– A Agência articulou o encontro dessas instituições visando uma aproximação do Santa Maria Tecnoparque para a consolidação do Complexo Industrial de Defesa utilizando tecnologia local. O primeiro passo foi dado e agora continuaremos trabalhando juntos na elaboração e execução dos projetos.

Participaram da reunião: Cezar Schirmer (Prefeito de Santa Maria), Cel. Carrião (Comandante do Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação – NuCAA), Cristiano Silveira (Parque Tecnológico), Diogo De Gregori (ADESM), João Batista (Santa Maria Design House), Lissandro Dorneles Dalla Nora (Incubadora Tecnológica Unifra), Rogério Assis Brasil (Prefeitura Municipal de Santa Maria), Santos Viana (Centro Software), Sérgio Jahn (UFSM),Ten. Cel. Ribeiro (Comandante do Centro de Instrução de Blindados – CBlind) e Vilson Serro (ADESM e Santa Maria Tecnoparque).”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo