AssembleiaSaúde

DENGUE. Audiência Pública nos eventos da economia solidária adverte e alerta para as ameaças da doença

Preocupação com prevenção e combate foi foco do encontro no Centro de Referência Dom Ivo
Preocupação com prevenção e combate foi foco do encontro no Centro de Referência

Paralelamente aos eventos da economia solidária, no Centro de Referência Dom Ivo Lorscheiter, na zona sul da cidade, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa promoveu, nesta sexta, uma audiência pública para alertar as comunidades em relação à dengue.

São nove municípios da região central, Santa Maria inclusive, ameaçados e que precisam se prevenir, como você confere no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, presidente da Comissão e coordenador do evento. O texto e a foto são de Tiago Machado. A seguir:

Audiência alerta para riscos da dengue na Região Central

Santa Maria e outros oito municípios vizinhos (confira relação abaixo) estão presentes na lista de cidades gaúchas em situação de alerta para a dengue. A advertência foi feita durante a audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, realizada nesta sexta (10), no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.

Coordenada pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), proponente da atividade, o debate reuniu autoridades da área da saúde da região e do Estado. “Mesmo não sendo a parte do estado com maior número de casos, a Região Central é uma prioridade  no trabalho de prevenção devido à presença constatada do mosquito Aedes Aegypti aqui. Já temos 164 municípios infestados pela doença no RS”, explicou a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Rosane Prato, que apresentou a relação de municípios onde a dengue preocupa mais na região.

O deputado Valdeci apresentou os principais números da doença no Estado. “Já contabilizamos quase 1,2 mil casos confirmados. No ano passado, tivemos apenas 44. É um avanço muito grande em relação a 2014, o que nos preocupa muito. Na Regional de Santa Maria, foram quatro casos confirmados até o momento”, citou Valdeci.

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Santa Maria, Selena Michels, apresentou o trabalho de prevenção realizado no município, onde mais de 90 agentes de saúde realizam ações permanentes em todas as regiões da cidade. O trabalho contínuo de prevenção foi defendido unanimemente pelos técnicos presentes. “A mentalidade da reação ainda é muito forte. Temos que avançar cada vez mais na prevenção”, afirmou o médico-veterinário, Carlos Flávio Barbosa da Silva , da Vigilância em Saúde de Santa Maria.

Para a diretora Rosane Prato, a meta da Vigilância Sanitária gaúcha é evitar que o Rio Grande do Sul sofra uma epidemia, como ocorreu em outros estados neste ano. “Temos de pensar na dengue o ano todo”, reforçou.

O vereador Luciano Guerra (PT), o vice-prefeito de Itaara, Wilson Lucca, a coordenadora da 22ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), Irmã Lourdes Dill, também participaram da audiência pública, entre outras autoridades. Na próxima segunda (13), a Comissão de Saúde da Assembleia promove debate regional sobre a dengue na Câmara de Vereadores de Santiago, às 10h.

Municípios em alerta para a dengue na Região Central, conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) : 

Capão do Cipó, Itacurubi, Jaguari, Júlio de Castilhos, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São Sepé, Unistalda”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo