AssembleiaCidadaniaPolítica

ASSEMBLEIA. Aprovado projeto que institui Conselho da Juventude. Valdeci apoia. Pozzobom idem. Mas…

O fundamental, cá entre nós, foi a aprovação de um instrumento importante para a formulação de políticas públicas destinadas à juventude gaúcha. E ela é composta de pelo menos 2,7 milhões de pessoas. Tanto que contou com a aprovação unânime do parlamento a proposta do governo, que institui o Conselho Estadual.

A decisão foi aplaudida pelo deputado Valdeci Oliveira, líder do governo na Assembleia. E também pela oposição, inclusive o santa-mariense Jorge Pozzobom. Este, porém, fez uma (que o editor considera pequena) ressalva. Qual?

Bueno, acompanhe a seguir dois textos. Um distribuído pela assessoria de imprensa de Valdeci, assinada por Tiago Machado. Outro da equipe de Pozzobom, com texto de Thiago Buzatto e foto de Marcos Eifler (da Agência de Notícias do Legislativo). Aí você tira a própria conclusão. Confira:

Assembleia Legislativa aprova Conselho da Juventude

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (21), o projeto do governo do Estado que institui o Conselho da Juventude do Rio Grande do Sul (Conjuve/RS). Ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o órgão terá a missão de auxiliar o Executivo na elaboração de políticas públicas para o setor.

O Brasil tem hoje o maior número de jovens de sua história. São 34 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 24 anos e 48 milhões, entre 15 e 29 anos. No Rio Grande do Sul, são 2,7 milhões. Com o projeto, o governo pretende preparar a sociedade para receber este contingente populacional. O Conjuve deverá suprir parte desta lacuna, constituindo-se num espaço formal de interlocução da juventude com o Poder Público e a sociedade.

Além de colaborar na formulação de políticas públicas, o conselho terá a atribuição de atuar em situações que envolvam a violação dos direitos dos jovens e emitir pareceres a projetos que afetem o segmento populacional. O conselho será composto por um terço de representantes do Poder Público e dois terços de representantes da sociedade civil. “Nossa juventude precisa de maior atenção do Poder Público e da sociedade. O Conselho vem para fomentar a discussão e a tomada de ações a respeito”, afirmou o líder do governo na Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira.” 

 “JUVENTUDE -Pozzobom destaca papel desempenhado por jovens no PSDB

Pozzobom citou os exemplos tucanos
Pozzobom citou os exemplos tucanos

Foi aprovada na Sessão Plenária desta terça-feira (21) da Assembleia Legislativa, o projeto de lei 76/2013, que cria o Conselho de Juventude do Rio Grande do Sul. Juntamente com o PL, os parlamentares aprovaram a emenda da Bancada do PSDB, que estipula o tempo de mandato dos conselheiros em dois anos, permitida a recondução na forma do Regimento Interno.

O deputado estadual Jorge Pozzobom votou favoravelmente ao PL, mas criticou os parlamentares da base do Governo por usarem politicamente a criação do Conselho. “Pelo que foi dito aqui na tribuna pelos deputados governistas, parece que o único governo que tratou dos jovens foi o de Olívio Dutra e, agora, o de Tarso Genro. Está na Constituição que é dever de todos nós tratarmos de políticas públicas para o jovem, para a criança e para o adolescente, então não se pode dizer que é de um governo ou de outro. A juventude é uma política pública e é dever de todos os partidos”, afirmou.

Pozzobom citou exemplos de participação de jovens na política do PSDB. “Todas as bancadas deste Parlamento sempre defenderam os jovens, independentemente da nossa cor política ou da nossa cor partidária. É com muito orgulho que a prefeita mais jovem do RS é Cláudia Schenkel, do PSDB de Picada Café. Temos o Eduardo Leite, que é um jovem, como prefeito de Pelotas, a terceira maior cidade do Estado. Vários vereadores do PSDB são jovens, assim como meu chefe de gabinete, porque sei da importância de valorizar e dar oportunidades para pessoas que, por mais que não tenham tantos anos de vida, demonstram vontade, responsabilidade e, principalmente, capacidade”, concluiu.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo