Economia

ADESM. Conheça as propostas para 2013

POR MAIQUEL ROSAURO

A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) já tem planejado os seus objetivos para 2013. Um dos principais focos de trabalho será o processo de atração de investimentos para o município em conjunto com a Prefeitura.

Para saber mais, veja a matéria abaixo. O texto foi produzido pela assessora de comunicação da ADESM, jornalista Marielle Flôres.

Em almoço, ADESM apresenta propostas para 2013

O tradicional almoço do Fórum das Entidades Empresariais (FEE), que aconteceu ao meio-dia desta segunda-feira, 07, no Restaurante Bovinu’s, foi repleto de debates sobre o futuro de Santa Maria e os próximos passos do Município rumo ao desenvolvimento.

O primeiro encontro do ano de 2013 contou com a participação de cerca de 20 empresários que integram o grupo e que estiveram reunidos para escutar as ações da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria para o ano que se inicia, conforme previsto na pauta do encontro.

O Diretor Presidente da ADESM, Vilson Serro, foi responsável por conduzir a apresentação que trouxe um pouco da história de fundação da Agência, passando pela criação de instituições e entidades de apoio ao desenvolvimento – como o próprio FEE, e outros eventos importantes que marcaram a busca de uma cidade desenvolvida. Em sua fala, Serro também relatou as atividades realizadas pela Agência no ano de 2012 e as ações previstas para 2013:

– Nestes 19 meses de atuação da Agência já conseguimos vislumbrar novas potencialidades além daquelas que já havíamos constatado durante os encontros dos Fóruns Temáticos e Grupos de Trabalho do Movimento “A Santa Maria que Queremos”. Defesa, turismo religioso e educação se destacavam, mas hoje ampliamos nossos horizontes com a descoberta de grandes potenciais para o meio ambiente e a indústria criativa.

Conforme apresentado pelo Diretor, a ADESM realizou diversas ações desde sua fundação, em 14 de abril de 2011:
• Articulação dos diversos setores da sociedade;
• Material de apresentação de Santa Maria traduzido em Alemão, Espanhol, Inglês e Mandarim;
• Caderno de Propostas – movimento “A Santa Maria que Queremos”;
• Criação do site www.santamariaemdados.com.br;
• Auxílio à Prefeitura Municipal nos processos de captação de investimentos;
• Serviço de apoio a algumas Entidades (CEI, SM Tecnoparque e Tratado Cidadão);
• Início do processo de articulação do APL de Economia Criativa.

Segundo Serro, em 2013, a ADESM irá atuar em três grandes frentes para atrair empresas: focar nos potenciais existentes em Santa Maria, melhorar o processo de recepção dos investidores e definir uma sistemática para buscar estes novos investimentos:

– Precisamos destacar nossas qualidades e neutralizar nossas fraquezas. Nossa cidade precisa de empreendedorismo, de ideias inovadoras, um planejamento com visão a longo prazo. Temos que aproximar os empresários, o poder público e as instituições de ensino para viabilizar os polos de desenvolvimento do Município e construir a cidade sustentável e desenvolvida que desejamos.

Outra proposta da ADESM inclui algumas estratégias que visam o desenvolvimento endógeno do Município, como o fortalecimento do Comitê de Empreendedorismo e Inovação, a concretização do Santa Maria Tecnoparque, apoio às empresas existentes e incentivo à criação de novas empresas por empreendedores/investidores locais.

As atividades previstas para 2013 incluem:
• Iniciar os FTs de Saúde, Educação & Cultura e Gestão Pública do movimento “A Santa Maria que Queremos”;
• Elaborar o Plano de Ações Estratégicas para o Desenvolvimento de Santa Maria;
• Manter atualizado o www.santamariaemdados.com.br;
• Atuar mais efetivamente no auxílio à Prefeitura Municipal nos processos de atração de investimentos;
• Incentivar/apoiar a criação de novas empresas/investimentos locais e fortalecer as empresas existentes;
• Monitorar as Propostas já iniciadas e contidas no Caderno de Propostas do movimento “A Santa Maria que Queremos”;
• Articular a viabilização das Propostas definidas para iniciarem em 2013 do Caderno de Propostas do movimento “A Santa Maria que Queremos”;
• Trabalhar a organização/viabilização dos Polos;
• Ampliar o trabalho da ADESM para a região: Aeroporto, Duplicação de rodovias, Hospital Regional, Turismo Regional, entre outros;
• Realizar Seminários (Turismo, Defesa, Economia Criativa, APLs);
• Articular a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município.

Além das ações propostas, Serro destaca que o resultado almejado só será alcançado com a dedicação de todos: “Estamos no caminho certo, andando numa velocidade ainda lenta para os padrões globalizados. Uma forma de melhorar nossos resultados é todos nós assumirmos como nossa a bandeira do desenvolvimento sustentável, cumprindo integralmente o que nos cabe como pessoa ou instituição e nos articularmos sempre que necessário em trabalho conjunto”, conclui.

Ao final da apresentação, os participantes parabenizaram a ADESM pelas ações realizadas e pelas propostas apresentadas para o ano de 2013. O representante do COREDE Central, Antônio Carlos Jordão reforçou o trabalho da Agência na identificação dos potenciais e, com isso, o direcionamento dos próximos passos:

– O desenvolvimento de Santa Maria e região só depende de nós. A criação do Fórum das Entidades Empresariais congregou as instituições, mas ainda precisamos estreitar nossas relações e a ADESM tem papel fundamental nestas articulações. Juntos podemos indicar novos rumos para o desenvolvimento.

Para Augusto César Mânica, representante da Associação Rural de Santa Maria, é preciso cobrar atitudes coerentes de acordo com as propostas e dados apresentados pela cidade: “Somos eficientes no diagnóstico, mas temos que ser eficazes na aplicação, buscar ações concretas para atingir os objetivos. Este é o grande destaque da ADESM”, completou.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo