
Texto e foto da Agência de Notícias da UFSM
A Universidade Federal de Santa Maria publicou o Edital 028/2025 com as normas e diretrizes para a realização da 40ª edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI). O evento ocorrerá entre os dias 3 e 7 de novembro de 2025, integrando atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
A inscrição de trabalhos e de avaliadores voluntários estará aberta de 25 de julho até às 17h do dia 29 de agosto, exclusivamente pelo site da JAI. A submissão é gratuita e aberta a estudantes da UFSM e de outras instituições, no caso da JAI Externos.
A programação da JAI inclui apresentações nos formatos oral, banner e performativo, organizadas por áreas do conhecimento e distribuídas entre os diversos subeventos:
- 40º Salão de Iniciação Científica
- 20º Salão de Extensão
- 17º Salão de Ensino
- 16º Salão de Pós-Graduação
- 9ª JAI Externos
- 7ª JAI Jovem
- 4ª Maratona de Inovação
- 4ª JAI Mirim
- 1º InteRSummit
As atividades serão realizadas principalmente no Centro de Convenções, nos prédios 74A, B e C (CCSH), no prédio 44 (CCR) e no prédio 61H (Incubadora Pulsar/InovaTec), no campus sede em Santa Maria. Apresentações de estudantes dos campi de Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen também estão previstas e seguirão programações específicas, a serem divulgadas no site da JAI.
Além das apresentações de trabalhos, a JAI contará com conferências, oficinas, workshops e eventos satélites organizados por centros de ensino, grupos de pesquisa, laboratórios e demais setores da Universidade.
Os modelos de resumo, regras de submissão, formatos de apresentação e demais informações estão disponíveis no site do evento.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.





ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.