Artigos

Morfina aos consumidores – por Vitor Hugo do Amaral Ferreira

Dia desses tomei a feliz surpresa, dentre tantas coisas que se lê pelas redes sociais, em encontrar um pequeno texto, talvez um desabafo, de um dos meus alunos. Nem pedi ao rapaz autorização para expor minha opinião sobre o seu texto, talvez nem precisasse (afinal publicado, público está!). Cá estou! Escrevendo sobre o que o Ivan me fez refletir.

Tudo começa a partir do seguinte trecho: o homem inventou a roda, o abridor de latas, o bombril, a gravidade, o abridor de garrafas, a Cirilinha, o partido político, o carvão, o hieróglifo, a corrupção, o bem e o mal, o contrato social, a Coca-Cola, o açúcar, o Nike Shox, o trabalho escravo (que foi utilizado na produção do açúcar e do Nike Shox), a guitarra elétrica, a térmica elétrica, o chuveiro elétrico, o ônibus espacial, o pirocóptero, o Babalu, o porta-copos, o guarda-costas, o guarda-chuva, o guarda-roupa, a morfina, a felicidade (que é o mesmo que Coca-cola e morfina), o isqueiro, o escorredor de massa, e eu aqui, em pleno século XXI, tentando fazer a 3G da VIVO funcionar.

Poxa, parece simples assim! Por certo vários são os inventos humanos, grandiosos a ponto de absorver os próprios inventores. Não acredito que os homens tenham um dia materializado ideias e projetos em instrumentos que prestariam um desfavor a si mesmo. Certo que não!

Mas cá entre nós, já não sei quantos somos, mas ainda assim, mesmo que muitos, os que passarem por aqui, não deixam de ser consumidores. Todos somos consumidores, imortalizou John Kennedy. Porém, identificamo-nos não apenas por comprar, mas sim por que nossos problemas de consumo são os mesmos, ainda não temos cópias dos contratos, somos pegos por uma maldita publicidade enganosa, que custou muita grana, para que os publicitários bolassem algo bacana, capaz de vender o produto, causar-nos desejo, convencer-nos da sua necessidade. Eu aqui, virando mercadoria (barata) não mão dos grandes fornecedores.

E aí Ivan, a roda furou, o abridor de latas quebrou, a Cirilinha fechou, o partido político virou piada, o carvão queimou, a corrupção se espalhou, do contrato social não recebi cópia, o Nike Shox saiu de moda, o ônibus espacial foi ao espaço… Ah! A 3G continua sem funcionar. Deixamos! Traz a coca-cola, melhor, a morfina.

Vitor Hugo do Amaral Ferreira

[email protected]

@vitorhugoaf

Referência ao texto de Ivanderson Leão, o Ivan, disponível em facebook.com/Ivan.leao

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo