EducaçãoUFSM

UFSM. Vestibular terá provas em 18 comunas, duas delas fora do RS, o que é alvo de crítica empresarial

Os empresários, por suas entidades representativas, têm contestado duas decisões tomadas, já há dois anos pelo menos, pela UFSM. Uma delas é a data, que eles preferem seja em janeiro, como historicamente ocorria – o que garante um movimento maior na cidade, especialmente no comércio.

A outra é a descentralização do concurso. As lideranças dos setores econômicos defendem que seja unicamente em Santa Maria. Ano passado foram mais de 40 mil inscritos, que viriam à cidade. Agora, outra vez o vestibular será em várias cidades. 18, para ser mais preciso, como você confere no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Comissão Permanente de Vestibular (Coperves). A seguir:

Vestibular 2013 – Concurso descentralizado será realizado neste ano em 18 municípios

O vestibular 2013 da Universidade Federal de Santa Maria será realizado nos dias 06, 07 e 08 de dezembro. Como ocorre desde 2011, o concurso acontecerá de forma descentralizada, tanto na modalidade única como a seriada.

Nesse ano, serão 18 municípios-sede nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As inscrições estarão abertas entre os dias 1º de julho e 16 de agosto, através do sítio da Coperves. O candidato deve optar, no ato da inscrição, pela cidade que deseja realizar a prova. Na listagem abaixo, confira os municípios que sediarão o concurso.

Rio Grande do Sul:

Alegrete

Cachoeira do Sul

Caxias do Sul

Cruz Alta

Erechim

Frederico Westphalen

Lajeado

Palmeira das Missões

Passo Fundo

Santa Cruz do Sul

Santa Maria

Santa Rosa

Santana do Livramento

Santo Ângelo

São Luiz Gonzaga

Torres

Santa Catarina:

Chapecó

Paraná:

Cascavel”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Os empresários de Santa Maria – a maioria/não todos – esquecem que os mais de 15 mil estudantes de centenas de municípios da região sul é que contribuem muito com a economia da cidade (de 300 a 500 milhões ano – “consomem produtos” de aluguel/compra de imóveis, alimentação, vestuário, transportes,aquisição de veículos, serviços de saúde, lazer, formaturas), afora o consumo de suas famílias. Além disso, cabe lembrar que mais de 70% dos docentes da Universidade são oriundos de outros municípios. Em verdade, são os outros municípios que mandam recursos para Santa Maria investir na UFSM e nas Forças Armadas. Portanto, os impostos pagos pelo setor empresarial ao Município ou à Receita Federal provém desta atração gerada pela UFSM de modo especial. Nesta visão tacanha/velha a cidade já perdeu muito da sua riqueza na época da ferrovia. Vão continuar os empresários de Santa Maria a reclamar do Estado? Afinal, a UFSM e as Forças Armadas são Autarquias Federais que geram mais de 40% do PIB de Santa Maria. Com a “reserva de mercado” para vagas aos estudantes da região (sobrariam milhares de vagas) pretendem abrir mão desta imensa riqueza trazida pelos estudantes de fora de Santa Maria? Por fim,os empresários já perceberam o que representou o REUNI para o desenvolvimento de Santa Maria, lembrando que com este programa a UFSM quase dobrou o número de seus alunos (28 mil estudantes)?

  2. Perguntem no Derca o que eles acham de trabalhar de dezembro a março com vestibular, além das expedições de todos os diplomas de formandos? Quantas chamadas foram feitas este ano? Até chamada oral (quem chega leva a vaga) teve!

  3. Os empresários reclamam da UFSM que mudou o Vestibular para dezembro e decentraliza para a região.
    O engraçado é que, agora, quando a UFSM, através da PROFITCS atulhou a cidade de gente dos mais diversos rincões do Estado estes mesmos empresários não reclamaram !!!
    Deveriam ter fechado as portas dos Shopings em protesto.

  4. A interiorização do ensino superior já está no DNA da UFSM desde sua fundação – foi a pioneira longe das metrópoles. Nada mais certo que proporcionar, aos alunos de menor condição de mobilidade no interior da Região Sul, a chance de concorrer a uma vaga. Vestibular em dezembro está ótimo também, já encerra o ano das famílias com todo aquele estresse de festas, viagens, presentes, parentes e… vestibular. Empresário que pensa que empreender é ficar com os cotovelos no balcão esperando cliente, deveria ser proativo de verdade e criar eventos turísticos, científicos, culturais, artísticos… já estão uns 100 anos atrasados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo