8ª CRE. Jairo Nicoloso confirma saída e candidatura a vereador. Você já sabia desde segunda
Deixa puxar o assado para a brasa deste (neste caso, nadinha) humilde sítio de internet que já começa a se acostumar a oferecer dia sim, dia quase também, informações exclusivas ou, no mínimo, com primazia. Na segunda-feira, bem pertinho das 7 e meia da manhã (confira aqui), publiquei a nota: Educação. Jairo Nicoloso deixará a 8ª CRE. Mas não voltará à Prefeitura de Silveira Martins.
Naquele texto, você ficou sabendo que o titular da Coordenadoria Regional de Educação deixaria o cargo até 4 de abril, e que não voltaria à prefeitura de Silveira Martins, como lhe é exigido pela administração municipal, porque, valendo-se de um direito legítimo e legal, se licenciará para concorrer a vereador em 5 de outubro.
Os jornais da cidade estão publicando a história apenas hoje, quarta-feira, 48 horas depois portanto. Só que, no caso de A Razão (clique aqui) não consta a motivação adicional, ou quem sabe a causa principal para sua saída. Já o Diário de Santa Maria publicou uma notinha de três linhas, em que noticia a saída, e informa, equivocadamente, que ele voltará à tesouraria do executivo de Silveira. Isso, porém, não acontecerá – dada a licença para concorrer à Câmara local.
Nenhum dos jornais, porém, informa por que efetivamente Nicoloso deixa a Coordenadoria de Educação. Aliás, nem este sítio publicou isso, na segunda-feira. No entanto, se você clicar aqui, conhecerá a íntegra do acórdão do Tribunal de Justiça do Estado, em que está o resultado final de todas as tentativas (legítimas) do ex-titular da CRE, que pretendia ver negado o agravo de instrumento interposto pela administração silveirense, que o quer de volta, pela não renovação da licença para atuar no governo do Estado.
Resumindo: Nicoloso será candidato a vereador, tendo pois, como servidor público, o direito de se licenciar. No entanto, segundo fontes próximas a ele, seu desejo era mesmo continuar à frente da CRE, o que se tornou impossível em função da decisão judicial. Agora, concorre à Câmara. Se perder, no entanto, terá que retomar a atividade à frente da tesouraria da prefeitura de Silveira Martins. E somente retornará à CRE, em outubro, se seu candidato a prefeito vencer o pleito e o liberar, em janeiro de 2009. Ou, então, demitindo-se da função pública no município da Quarta Colônia.
Se, porém, na esfera jurídica, Nicoloso o êxito foi nulo, não tem do que reclamar no campo político. A candidata que apoiava, a professora Vera Laura de Los Santos, o substituirá na 8ª CRE, para uma interinidade mínima de seis meses. Se bem que isso você também já sabia desde segunda-feira.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.