AssembleiaCâmara de VereadoresCinemaCulturaEconomiaMeio AmbienteNegóciosPrefeituraSanta MariaSaúdeTransporte

LUNETA ELETRÔNICA. Câmara corrige, horários e dias da Azul, Pavan, vacinas, “Um dia, um gato”…

* A bem da verdade, a Câmara de Vereadores corrigiu o erro apontado pela coluna “Observatório”, no jornal A Razão, há nove dias, e reproduzida AQUI.

* Até aquela data, embora já se tenha passado quase um mês, os edis cassados Cláudio Rosa e Marion Mortari, ainda constavam na relação dos vereadores do sítio do Legislativo.

* Agora estão , altaneiros, os recém-chegados (até manifestação posterior da Justiça Eleitoral) edis: Anita Costa Beber e Pastor Chaves.

* Uma boa REPORTAGEM da Juliana Gelatti, no DSM deste final de semana, tratou da vinda da Azul. Apenas acrescentaria algo que fonte do sítio garantiu.

* Diferente do que o próprio prefeito declarou, a data de início dos vôos está certa. Mais que isso,  horários também. Ao menos a Azul já os requisitou junto às autoridades.

* A data definida é 28 de agosto, uma quarta-feira. As linhas serão Santa Maria/Porto Alegre, com saídas às 4 e 50 da manhã e  2 e 20 da tarde.

* Na direção Porto Alegre/Santa Maria os horários são 20 minutos da madrugada e 12 e 45. Atenção: tooodos os dias, exceto o da 4 e 50 da manhã, que é só de segunda a sábado.

A cada lâmpada entregue, uma árvore, uma boa iniciativa (foto Maria Luiza Guerra/CCS.PM)
A cada lâmpada entregue, uma árvore, uma boa iniciativa (foto Maria Luiza Guerra/CCS.PM)

* Durante manhã e tarde deste sábado, a população de Santa Maria pôde ajudar diretamente o meio ambiente ao entregar lâmpadas fluorescentes para um descarte ecologicamente correto.  Em troca das lâmpadas, a Prefeitura distribuiu mudas de árvore.

* O secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, distribuiu mudas de espécies frutíferas nativas como guapuriti, araçá, pitangueira e cerejeira.

* O coordenador da Frente em Defesa do Interior, na Câmara, vereador Luciano Guerra, entregou, nesta sexta (14), ao deputado estadual Valdeci Oliveira um requerimento solicitando a realização de uma audiência da CPI da Telefonia em Santa Maria.

* O documento foi entregue a Valdeci porque ele é membro titular da CPI, que está em andamento na Assembleia Legislativa desde março.

* Conforme Luciano Guerra, o seu gabinete recebe quase que diariamente reclamações de usuários de telefonia que enfrentam problemas de sinal ou dificuldades em serem atendidos pelas operadoras.

* Nesta segunda, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, cumpre agenda em Santa Maria e Ivorá, com o líder do governo na Assembleia, Valdeci Oliveira.

* De manhã, Pavan abre o Seminário das Cooperativas da Região Central, no Centro de Eventos Marista, e se reúne com agricultores do distrito de Pains, para discutir o abastecimento de água local.

* Às 11, papeia com o prefeito em exercício, José Farret, para tratar da instalação de uma Central de Recebimento e Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar na cidade.

* Entre as atividades da tarde, faz entrega de veículos para a Emater Regional e, em Ivorá, participa da Assembleia da Participação Popular, que acontece no Salão Paroquial e que debaterá o Orçamento 2014 do RS. “

* A Campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil, que iniciou no dia 8, já contabiliza 10.458 crianças imunizadas em Santa Maria.

* Este contingente corresponde a 72% da meta, estipulada pela secretaria municipal da Saúde (SMS), que é vacinar 14.495 crianças de seis meses a cinco anos incompletos, até o dia 21

* No país inteiro, conforme INFORMAÇÕES do final de semana, da Agência Brasil, mais de 8 milhões de crianças foram imunizadas, desde o início da Campanha.

* O número representa 62% do público-alvo, de 12,2 milhões. Os estados com as maiores coberturas de imunização são Paraná (75%), Rio Grande do Sul (74,8%), Rondônia (74,1%), São Paulo (70,7%) e Amazonas (70,8%).

* A Cooperativa dos Estudantes de SM chegou aos exatos 35 anos neste domingo. O que é um orgulho também para este editor, sócio número 854. Quaaase um fundador.

* Seu cineclube, o Lanterninha Aurélio, que nasceu quase junto com a Cesma, é também um dos baluartes do cinema na comuna. Em alguns momentos, a única chance de ver algo diferente.

* Bueno, tudo isso pra dizer que nesta segunda continua o Ciclo Internacional, e que tem a parceria com o curso de Relações Internacionais da UFSM.

luneta cesma* Será exibido justamente o primeiro filme apresentado pelo Lanterninha lá no longíquo 1978. Trata-se de “Um Dia, Um Gato”, do tcheco Vojtech Jasný, premiado no Festival de Cannes de 1963, com o Prêmio Especial do Júri.

* O filme conta a história de um gato mágico que usa óculos. Quando lhe tiram os óculos, as pessoas a sua volta começam a mudar de cor conforme o caráter delas.

* Por exemplo, os mentirosos ficam roxos, os apaixonados amarelos e assim por diante. Os adultos da vila onde o animal mora o consideram uma ameaça, mas as crianças o adoram.

* Resumindo, um grande filme, que pode ser assistido a partir das 7 da noite, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga. A entrada é gratuita.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Bah, Seo Clademir, bateu a saudade: hoje temos o belo prédio da Cesma, mas… mas, que saudade do cheiro de livros da velha casinha…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo