CidadaniaPolíticaSanta Maria

PROTESTO. A visão única de um manifestante. E as razões dele para ser um dos milhares nas ruas de SM

A pedido deste sítio, o jornalista Maiquel Rosauro, nosso habitual colaborador, escreveu um texto exclusivo. É o jeito que ele viu, do que participou. Não como profissional, mas como cidadão. As fotos também são dele. Ah, e sem legendas. São apenas registros feitos por um manifestante. Cada qual tire a própria conclusão. Acompanhe, a seguir:

maiquel em cima

Queremos mudanças!

Por Maiquel Rosauro, jornalista

O som das ruas tomava conta da sala de reuniões do Banco da Esperança nesta quinta-feira, 20 de junho. O barulho da multidão misturado com as sirenes da polícia causava apreensão. Neste momento, no início do protesto no Centro de Santa Maria, eu participava de uma reunião com representantes de veículos de comunicação visando a preparação do 2º Fórum Social e 2ª Feira Mundial de Economia Solidária, que serão realizados em julho em Santa Maria.

maiquel 1Ao fim da reunião, rumei para o protesto. Meu objetivo era registrar algumas cenas e também integrar o ato. Nunca antes eu havia participado de mobilização semelhante.

Surpreendeu-me a grande quantidade de jovens, todos pulando, animados e também sedentos por mudanças.  Encontrei pessoas de diversas idades, algumas bem vestidas e outras mascaradas. Também vi bandeiras e fotografei cartazes. O clima era contagiante e a apreensão do início deu lugar ao desejo de manifestar minhas reivindicações.

Protestei pela melhora do transporte público em Santa Maria, pelo fim da corrupção na política e, sobretudo, por justiça frente aos 242 mortos na boate Kiss. Em 27 de janeiro, um dos meus melhores amigos, João Carlos Barcellos, morreu. Eu anseio por justiça, quero os responsáveis pelo incêndio na cadeia e desejo que os vereadores que compõem a CPI da Kiss parem de nos tratar como se fôssemos estúpidos.

maiquel 3Mais tarde, escutei no rádio que houve casos de vandalismo, mas não presenciei nenhum dos atos. A manifestação foi pacífica, com uma atuação exemplar da Brigada Militar.

Sábado tem protesto no Centro de novo. Pretendo participar, fazer algumas fotos e seguir meu protesto. Vou fazer a minha parte, chega de ver obras superfaturadas, chega de roubo no dinheiro público. Precisamos mostrar aos políticos que quem manda no Brasil são os brasileiros. Chega de corrupção!

PARA ACOMPANHAR OS PROTESTOS PELO BRASIL, CLIQUE AQUI.

maiquel embaixo

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Só em Sucupira mesmo… um empresário “até” liberou seus colaboradores mais cedo, desde que confeccionassem e empunhassem cartazes pedindo menos impostos para o patrão kkkkk é o que eu chamaria de escravidão ideológica, já não basta a econômica.

  2. Carminha tem razão. É muito estranha a presença e até mesmo o apoio de certos empresários da cidade. Parece que a febre de protesto também atingiu nossa cidade, porém se não se encaixa com as lutas populares me parece não ser assim tão válido. Um empresário que pede que TODOS paguem o mesmo valor de impostos, dos mais ricos aos miseráveis, passando pela classe trabalhadora está longe de pautar uma luta popular.

  3. O DCE organizou um bom protesto e acho importante os jovens lutarem por aquilo que acreditam mas os oportunistas de ocasiões se aproveitam como um certo empresário que só agora deve ter percebido que tem impostos pois já vi muitas manifestações por aumento de passagens,luta de professores,fim do regime militar e nunca esse senhor estava presente. Alias quero anunciar que faz muitos anos que tem impostos e parece que só agora ele está preocupado.Outro fato:É permitido usar a via pública para bar se nem os vendedores ambulantes podem ficar na rua?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo