TECNOLOGIA. RS quer ser o 2° polo espacial do país. Empresas e universidades convidadas, UFSM inclusive
O Brasil já possui um polo, em São José dos Campos. E tem até uma política estratégica no setor, via Programa Espacial Brasileiro. Agora, o Rio Grande do Sul,via Governo do Estado, pretende ser o segundo. Acredita ter todas as condições, por exemplo para desenvolver tecnologia e ainda é potencial fornecedor de insumos e técnicos para a construção de satélites.
Nesta quarta-feira,uma importante reunião acontece no Palácio Piratini Entre os participantes, afora autoridades, empresários e universidades estarão presentes, inclusive a UFSM. Saiba mais, no material produzido pela assessoria de imprensa do Governo do Estado. O texto é de Cláudia Corrêa. A seguir:
“Governo dá início a atividades para implantação do polo especial
O governo vai dar início, nesta quarta-feira (05), às atividades para a implantação de um polo espacial no Rio Grande do Sul. O governador Tarso Genro recebe para almoço, às 12h30, no Palácio Piratini, o vice-presidente de Operações da AEL Sistemas, Vitor Neves, o presidente da Telebrás, Caio Bonilha e o presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Braga Coelho. Durante o encontro, deverá ser instalada a comissão especial para execução do programa de criação do polo, conforme protocolo de intenções assinado em Israel no início de maio.
O protocolo de intenções assinado durante a missão a Israel visa “promover a pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica no setor espacial no Rio Grande do Sul, através de incentivos financeiros, fiscais e de infraestrutura para a criação do polo espacial”. A proposta vem sendo desenvolvida pelo Governo em função do alto potencial que o Estado possui. “Existe um conjunto de empresas e uma série de pesquisas nas universidades na área espacial, assim como os laboratórios da Cientec, que nos credenciam para sediar o segundo polo espacial do Brasil”, diz o secretário Cleber Prodanov.
Participam também do almoço o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, e o secretário em exercício da Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Enéas Costa de Souza. Os presidentes da Telebrás e da Agência Espacial foram convidados a dar sugestões e recomendações para a implantação do polo no RS…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Coisa boa! Assim Santa Maria vai finalmente poder mandar alguns políticos pro espaço!