CulturaDestaque

CULTURA. Livros já começam a ocupar seu espaço na Praça Saldanha Marinho. É a Feira cinquentenária

Já haverá bancas abertas nesta sexta. Às 6 da tarde acontece a abertura oficial

Os últimos ajustes para o grande evento cultural aconteciam na Praça Saldanha Marinho nesta quinta (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A partir do início da tarde desta sexta-feira (28), Santa Maria vai respirar literatura. A 50ª edição da Feira do Livro, que vai até 13 de maio, já começa com as bancas de venda de livros funcionando a partir das 13h30min. No fim da tarde, às 18h, ocorre a abertura oficial, no Theatro Treze de Maio. Nesta quinta-feira (27), a montagem da estrutura do evento seguiu em ritmo acelerado para ficar tudo pronto até a manhã de sexta-feira.

Durante a Feira do Livro irão ocorrer também diversas atrações culturais no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho, todas gratuitas. A Feira do Livro vai funcionar de domingo à sexta-feira, das 13h30min às 19h30min, e aos sábados, das 10h às 19h30min.

Chegando a 50 edições, a Feira do Livro de Santa Maria é a segunda feira literária mais antiga da América Latina, atrás de Porto Alegre (69ª edição) e à frente de Buenos Aires (49ª edição). Neste ano, a Feira do Livro não terá patrono e homenageados, pois a edição 2023 vai homenagear todos os patronos que passaram pelas demais edições do evento durante a cerimônia de abertura.

A ilustração que compõe a identidade visual deste ano foi criada pelo cartunista Elias Ramires Monteiro, e o cartaz foi feito pelo professor e designer Roberto Gerhardt e por alunos do curso de Design, da Universidade Franciscana (UFN). 

Lançamentos

A Feira do Livro deste ano marca um recorde de autores inscritos para o lançamento de obras. São mais de 400 nomes, 210 livros a serem lançados. Destes, 33 são infantis. Já na tarde do primeiro dia, às 17h, será lançada a Revista do Centenário da Gráfica Pallotti e Revista Rainha, organizado pela Gráfica Pallotti. A programação completa de lançamentos pode ser consultada neste link.

Livro Livre

Estão agendadas 12 atrações para o Livro Livre na Feira do Livro, entre bate-papo com autores, espetáculos teatrais, musicais e cinema. A primeira atração do Livro Livre será o músico Duca Leindecker, no domingo (30). Todas as atividades do Livro Livre são às 19h, no Theatro Treze de Maio. A programação completa está neste link. Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis para retirada na bilheteria do teatro sempre um dia antes da atração.

Programação Cultural

Como já é costume na Feira do Livro de Santa Maria, além da comercialização de obras, a Praça será tomada por intervenções artísticas. São mais de trinta apresentações de artistas que vão circular pelo ambiente, pelo coreto e pelo Theatro. O primeiro deles será nesta sexta-feira, no Treze, com a Cia Retalho de Teatro, que apresenta o infantil A Caligrafia de Dona Sofia, às 14h30min. A programação completa está no link

A Feira Do Livro em números

– Mais de 400 autores de 18 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília e São Paulo lançando obras literárias
– 210 livros lançados, sendo 33 infantis
– 16 dias de programação cultural
– Mais de 20 espetáculos teatrais e musicais no Theatro e no Coreto
– 15 intervenções culturais na praça
– Quase 200 artistas e escritores convidados envolvidos na programação
– 8 bate-papos literários e apresentações musicais no Livro Livre

A Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Cultura e de Educação; Câmara do Livro; Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Franciscana (UFN);  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFfar). O evento tem patrocínio da Corsan – Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Novas Façanhas; apoio de Gráfica e Editora Pallotti, Construtora Jobim e Ultraxx Telecom; e incentivo cultural de Clínica Viver, Rede Vivo e Unimed. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo