CongressoPolítica

GOVERNO. Se orçamento da União não for votado até o Natal, só em fevereiro. E daí?

E daí, nada. Não seria a primeira vez (muito longe disso) que um orçamento federal é votado no ano em que é executado. Mas, mais que isso, desde meados dos 90, por iniciativa do então Presidente Itamar Franco e seu ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, existe a Desvinculação das Receitas Orçamentários (DRU), que permite ao governante utilizar, a seu critério, até 20% do Orçamento.

Logo, embora importante para muita gente, inclusive comunas que dependem (e quais não dependem) de emendas parlamentares, e dos próprios congressistas, como a DRU será mesmo prorrogada por mais quatro anos, em votação na próxima semana, no Senado, preocupação não há. Ou há?

Talvez alguma, pelo menos a partir da base governista no parlamento. Mas nem tanto. Ou… Bem, tire você sua própria interpretação, a partir de material produzido pela Agência Câmara de Notícias. A reportagem é de Noéli Nobre. A seguir:

Governo espera votar Orçamento no dia 21 ou 22, diz líder

O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou nesta quinta-feira (8) que a intenção do governo é votar a proposta orçamentária de 2012 (PLN 28/11) no dia 21 ou 22 deste mês, logo após a votação da DRU [Desvinculação das Receitas da União – PEC 61/11]. “O Congresso pode votar o Orçamento até a meia-noite do dia 22. Se não votar, vai ficar para o ano que vem, pois não vai haver convocação extraordinária no recesso”, disse durante entrevista coletiva.

Na opinião de Vaccarezza, um possível adiamento não prejudicará a presidente Dilma Rousseff. “A presidente tem grande capacidade administrativa.”

Até lá, a prioridade do governo é votar, já na terça-feira (13), o projeto que cria o fundo de previdência complementar do servidor público federal (PL 1992/07). Mesmo com a possibilidade de obstrução da pauta pela oposição, Vaccarezza disse que vai trabalhar por essa votação…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo